Pudim bicolor

/5

APRESENTAÇÃO

O pudim bicolor é uma sobremesa refinada ideal para o final de uma refeição. Para prepará-lo, unem-se duas preparações que criam um agradável contraste cromático: acima um pudim aromatizado com baunilha e como base um de chocolate amargo, para conquistar você a cada mordida com sua cremosidade envolvente. Você pode escolher as forminhas que preferir para fazer essa sobremesa, até mesmo em formato de coração para servir em uma ocasião especial! Para a decoração, você pode soltar a criatividade: granulado de avelã, cubinhos de caramelo toffee, guarnições de chocolate amargo, enfim, você pode atender aos seus desejos mais ocultos!

E se você é amante de pudins, descubra também este de caqui e cacau!

INGREDIENTES

Ingredientes para o pudim de baunilha
Leite inteiro 150 ml
Creme de leite fresco líquido 80 ml
Açúcar 40 g
Gemas 2
Gelatina em folhas 4 g
Fava de baunilha ½
Para o pudim de chocolate
Leite inteiro 270 ml
Chocolate amargo 60 g
Manteiga 55 g
Açúcar 55 g
Farinha tipo 00 25 g
Para decorar
Creme de leite fresco líquido 125 ml
Açúcar de confeiteiro 25 g

Preparo

Para preparar o pudim bicolor, comece pelo pudim de baunilha: hidrate a gelatina em água fria por pelo menos 10 minutos 1. Em uma panela, coloque o creme de leite e o leite e adicione a baunilha (tanto as sementinhas internas quanto a fava) 2; cozinhe em fogo baixo até quase ferver. Enquanto isso, em uma tigela, bata as gemas e o açúcar com um batedor manual 3.

Remova a fava de baunilha do leite e do creme de leite aquecidos 4, escorra e esprema bem a gelatina e adicione-a à mistura quente 5, mexendo com um batedor para que se dissolva completamente. Despeje essa mistura sobre as gemas com o açúcar 6 e misture os ingredientes sempre com o batedor.

Divida o creme obtido em 4 forminhas (você pode usar um funil para não sujar demais) (7-8). Em seguida, coloque-as na geladeira para endurecer (ou no freezer para reduzir o tempo). Enquanto isso, dedique-se ao pudim de chocolate: aqueça o leite em uma panela 9 até quase ferver;

em outra panela, coloque a manteiga para derreter em fogo muito baixo junto com o açúcar 10. Quebre o chocolate amargo grosseiramente 11, depois, quando a manteiga derreter, adicione o chocolate 12.

Misture continuamente com um batedor, cozinhando tudo em fogo lento; adicione também a farinha peneirada ao chocolate derretido 13, misture e despeje lentamente o leite previamente aquecido 14. Misture os ingredientes com o batedor e deixe tudo engrossar em fogo baixo 15.

Transfira o creme para uma tigela 16 e deixe esfriar em temperatura ambiente coberto com filme plástico 17; quando estiver frio, você pode distribuí-lo sobre os pudins de baunilha já firmes, quase chegando à borda da forminha 18 (para esta operação, você pode usar uma colher de chá ou um saco de confeitar com bico liso).

Alise os pudins com as costas de uma colher de chá para nivelar a superfície 19 e coloque-os na geladeira para endurecer por cerca de 2 horas. Pouco antes de servir o pudim bicolor, bata o creme de leite fresco líquido com a batedeira elétrica 20 e quando estiver semi-batido, adicione o açúcar de confeiteiro 21, continue batendo por mais alguns minutos

até ficar bem firme 22; em seguida, coloque-o em um saco de confeitar com bico em forma de estrela e coloque na geladeira até o momento de usar. Uma vez que os pudins estiverem bem firmes, para desenformá-los mais facilmente, você pode mergulhar as forminhas por um instante em água fervente 23, depois vire-as no prato de servir 24.

Decore com um pouco de chantilly 25, e outras guarnições a gosto; nós, por exemplo, usamos quadradinhos de caramelo toffee 26 e folhas de chocolate amargo 27!

Conservação

Você pode conservar os pudins por 1-2 dias na geladeira nas forminhas e cobertos com filme plástico.
Não é recomendada a congelação.

Conselho

Quer tornar seu pudim ainda mais especial? Enriquecer o de chocolate com biscoitos de amêndoa triturados, biscoitos ou raspas de laranja!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.