Ragu de peru

/5

APRESENTAÇÃO

Um velho ditado diz que a calma é a virtude dos fortes, mas nós acreditamos que também é a dos gulosos. Um pouco de paciência é o ingrediente secreto, por assim dizer, que é necessário para preparar um bom ragu de peru. Pois bem, hoje falamos dessa outra variante das bem conhecidas versões institucionais do ragu de carne que vão do norte ao sul. Enquanto a carne murchava no óleo, seu aroma já nos abria o apetite e no final tivemos que fazer também uma escolha bastante difícil: vestido branco ou vermelho? Não, não se trata de um encontro, mas da cor e do sabor a dar a este ragu de peru. E como na cozinha não é simples agradar a todos, chegamos a um compromisso decidindo adicionar tomates secos em conserva. Resultado? Não vamos mais esperar as festas para preparar o peru, esse ragu é perfeito também para a massa do dia a dia... experimente com as pennette, por exemplo!

INGREDIENTES

Ingredientes para o ragu
Pernas de peru 900 g
Cenouras 60 g
Aipo 60 g
Cebolas brancas 60 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 50 g
Vinho branco 80 g
Sálvia quanto baste
Alecrim quanto baste
Tomilho quanto baste
Tomates Secos em Óleo 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o caldo
Peru - desperdícios e ossos
Água 1 ½ l
Cenouras 30 g
Aipo 30 g
Cebolas brancas 30 g
Salsa quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o ragu de peru, comece pelo caldo. Para isso, você vai precisar dos ossos, então, com a ajuda de uma lâmina bem afiada de uma faca, separe-os da polpa 1; conserve esta última na geladeira coberta com filme plástico 2. Em uma panela grande, coloque os ossos junto com o aipo, a cenoura, a cebola, a salsinha e o sal, depois cubra com água e deixe que atinja a fervura lentamente 3. Remova a espuma de tempos em tempos e deixe cozinhar por pelo menos um par de horas em fogo baixo.

Para a preparação do ragu, descasque o aipo, a cenoura, a cebola e o alho 4 e coloque tudo em um processador, acionando por poucos instantes em velocidade alta, até que você obtenha cubinhos 5. Em uma tábua, com a ajuda de uma faca, pique as ervas aromáticas finamente 6.

Retome a polpa desossada e, depois de cortá-la em tiras, pique-a com um moedor de carne 7. Se você não possuir um, pode pedir ao seu açougueiro para fazer isso, ou pode picá-la com uma faca o mais finamente possível. Em uma panela com óleo, refogue o picadinho aromático com as ervas trituradas, deixando cozinhar por cerca de dez minutos 8, finalmente adicione a polpa moída, dourando-a por um quarto de hora, mexendo de vez em quando 9.

Refogue com o vinho branco 10 e quando o álcool tiver evaporado completamente, adicione cerca de 300 g de caldo obtido anteriormente 11 desta maneira você poderá continuar o cozimento por mais um quarto de hora. Aproveite esse tempo para picar com a faca os tomates secos em conserva 12,

e adicione-os ao ragu 13. Ajuste o sal e a pimenta 14 e depois de adicionar mais um pouco de tomilho fresco, seu ragu de peru estará pronto 15, bom apetite!

Conservação

Você pode conservar o ragu de peru na geladeira, em um recipiente hermético, por 2-3 dias; Se sobrar caldo, você também pode congelá-lo em bandejas ou em pequenos recipientes, como formas de gelo, para usar como tempero!

Dica

O ragu de peru é um condimento excepcional para um prato clássico de massa, mas também para risotos, molhos, assados e escalopes: experimente! Se você não gosta da versão em branco, adicione alguns tomates para molho!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.