Peru com molho de atum

/5

APRESENTAÇÃO

O peru tonnè é uma entrada saborosa, uma releitura do clássico vitello tonnato. O peru é cozido lentamente em um caldo aromático, o que o tempera sem cobrir o sabor. O outro protagonista da receita é o tempero: o molho de atum que envolve cada fatia de peru, proporcionando sabor e cremosidade. O resultado é um prato harmonioso, onde cada elemento encontra seu espaço sem sobrepor os outros. O peru tonnè é perfeito para um almoço leve, mas saboroso, talvez acompanhado por torradinhas ou uma salada fresca. Um prato de sabor clássico, que conquista com sua elegância e simplicidade.

Se você está buscando outras receitas com peru, não deixe de conferir:

  • Rolê de peru
  • Peru assado
  • Bifes de peru
  • Peru assado na panela
  • Ensopado de peru

INGREDIENTES

Alho 1 dente
Cenouras 1
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Cravos-da-índia 3
Azeite virgem extra quanto baste
Alecrim 2 raminhos
Vinho branco 50 g
Caldo de legumes quanto baste
Peito de peru 800 g
Para o molho de atum
Ovos cozidos 3
Atum em conserva 200 g
Alcaparras em conserva 1 colher
Anchovas (anchovas) 6 filés
Azeite virgem extra 4 colheres
Caldo de legumes 1 concha

Preparo

Para preparar o peru tonnè, a primeira coisa a fazer é dedicar-se à amarradura da carne, amarre o peito de peru como um assado 1 2 e reserve. Corte o aipo em rodelas 3.

Retire as pontas e descasque as cenouras, depois corte-as ao meio e em rodelas 4. Corte a cebola em quartos 5. Em uma panela, coloque o óleo e adicione os legumes 6.

Adicione o alecrim 7, o alho com casca 8 e os cravos-da-índia 9.

Coloque na panela também o peru 10, ajuste o sal 11 e doure de todos os lados 12.

Regue com vinho branco e, uma vez que todo o álcool tenha evaporado, cubra com caldo de legumes 13. Feche a panela com uma tampa 14 e cozinhe, em fogo baixo, por 1 hora. Para verificar o cozimento, espete a carne um quarto de hora antes do final do cozimento: se sair um líquido rosa, significa que a carne ainda está crua; continue cozinhando por mais um quarto de hora; se o líquido for transparente, a carne está no ponto certo e você pode desligar o fogo; se não sair líquido, a carne está muito seca. Após o cozimento, desligue o fogo e deixe o peru esfriar, sempre coberto, no caldo de cozimento para evitar que a carne escureça. Enquanto isso, prepare o molho de atum. Corte os ovos cozidos em quartos 15.

Coloque-os em um copo e adicione o atum 16, as anchovas 17 e as alcaparras 18.

Adicione o óleo 19 e uma concha do caldo de cozimento da carne 20. Bata com um mixer de mão 21.

Você deve obter um molho cremoso e homogêneo 22. Retire o barbante do peru 23 e corte-o em fatias não muito grossas 24.

Disponha as fatias em uma travessa e complete com o molho de atum 25 e algumas alcaparras 26. O peru tonnè está pronto para ser saboreado 27.

Conservação

O peru tonnè se conserva na geladeira, fechado em um recipiente hermético, por 2-3 dias. É aconselhável conservar a carne e o molho separadamente para manter a consistência ideal de ambos. Conserve o molho de atum, também na geladeira, fechado em um recipiente hermético por até 3 dias.

Conselho

Antes de espalhar o molho sobre a carne, você pode, se preferir, adicionar um pouco de vinagre balsâmico em cada fatia: dará um sabor mais intenso à sua preparação. Para um sabor mais fresco, você pode adicionar algumas gotas de suco de limão ao molho de atum ou completar com raspas de limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.