Ravioli açafrão e ossobuco

/5

APRESENTAÇÃO

Os raviolis açafrão e ossobuco são um prato principal dedicado a quem ama revisitar a tradição com um toque de originalidade. Trata-se de uma homenagem à famosa receita da cozinha lombarda, o Ossobuco à milanesa com risoto amarelo, que é apresentado em uma nova versão: o Ossobuco à milanesa se torna um suculento recheio envolto em uma massa dourada de açafrão, que remete à inconfundível cor e sabor do risoto à milanesa. Os Ravioli de carne são então temperados com a típica gremolada, o molho aromático à base de salsa, alho e limão que caracteriza o prato original. Perfeitos para um almoço especial, os raviolis açafrão e ossobuco retomam todos os elementos da preparação clássica transformando-os em um prato de Massa fresca de ovo (massa e formatos) rico e surpreendente!

Gostou dessa ideia? Então não perca também essas revisitações saborosas:

INGREDIENTES

Para a massa (para cerca de 22 raviolis)
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Açafrão 0,15 g - (1 sachê)
Sal 1 pitada
Água quanto baste
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - (para polvilhar)
Para o recheio
Ossobuco de vitelo 400 g
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Alho 1 dente
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - (para ralar)
Caldo de carne 500 g
Vinho branco 50 g
Farinha tipo 00 quanto baste
Manteiga quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a gremolata
Salsa 1 ramalhete
Alho 1 dente
Casca de limão 1
Azeite virgem extra quanto baste
Para o molho
Manteiga quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - (para ralar)

Preparação

Para preparar os raviolis açafrão e ossobuco, primeiramente prepare o Caldo de carne seguindo a nossa receita. Mantenha-o aquecido e dedique-se à massa: disponha a farinha em forma de fonte e coloque no centro os ovos 1, o açafrão dissolvido em um pouco de água 2 e uma pitada de sal 3.

Incorpore a farinha ajudando-se primeiro com um garfo 4 e depois amassando com as mãos na bancada 5 até obter uma massa lisa e homogênea 6. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, dedique-se ao recheio dos raviolis: limpe e pique finamente a cebola 7, o aipo 8 e a cenoura 9.

Em uma panela, derreta a manteiga com um fio de azeite. Enquanto isso, enfarinhe o ossobuco e elimine o excesso de farinha. Coloque a carne na panela e doure por 3 minutos de cada lado 10. Retire o ossobuco da panela e reserve. Limpe a mesma panela com papel toalha 11, depois adicione um fio de azeite, a cebola e a cenoura 12.

Adicione também o aipo 13 e o alho picado 14, depois refogue bem por alguns minutos. Neste ponto, coloque o ossobuco de volta na panela 15.

Deglaceie com vinho branco 16 e deixe evaporar toda a parte alcoólica. Molhe com o caldo de carne 17, adicione sal e pimenta 18.

Cubra com uma tampa 19 e cozinhe por 90 minutos em fogo médio. Assim que o ossobuco estiver cozido, retire o tutano 20 e reserve em uma tigela. Separe a carne do osso e pique-a com uma faca 21.

Enquanto isso, reduza o líquido de cozimento 22. Adicione ao tutano também a carne picada 23 e o líquido de cozimento reduzido 24.

Adicione o Parmesão ralado 25 e misture 26 até obter uma mistura homogênea. Uma vez frio, transfira o recheio para um saco de confeitar e reserve. Pegue a massa e passe-a por uma máquina de abrir massa 27 até obter uma folha com cerca de 2 mm de espessura.

Polvilhe a bancada com um pouco de sêmola, assim será mais fácil descolar os raviolis depois de formados. Divida a folha ao meio e pincele com água uma das partes 28. Coloque pequenos montes de recheio em 2 fileiras a uma distância de cerca de 4 cm um do outro 29. Então cubra com a segunda folha 30.

Pressione com as mãos perto do recheio para eliminar o ar 31, assim será mais difícil que eles abram durante o cozimento. Corte os raviolis com um cortador de massa com diâmetro de 9 cm 32. O restante da massa pode ser reamassado para formar outros raviolis; com essas quantidades, você obterá cerca de 22. Neste ponto, passe à preparação da gremolada: em uma tigela, rale um pedacinho de alho 33.

Adicione a salsa fresca picada 34, a casca de limão ralada 35 e um fio de azeite 36. Misture para combinar os ingredientes.

Você está pronto para cozinhar: leve uma panela com água salgada para ferver e cozinhe os raviolis por cerca de 3 minutos 37. Enquanto isso, em uma frigideira, derreta a manteiga com uma concha da água de cozimento da massa 38. Adicione parte da gremolada 39 e misture.

Escorra os raviolis e transfira-os para a frigideira 40, depois deixe o líquido de cozimento reduzir; o molho deve ficar bem cremoso. Emprate finalizando com mais molho 41 e uma pitada de Parmesão ralado. Seus raviolis açafrão e ossobuco estão prontos para serem servidos 42!

Conservação

Recomenda-se consumir os raviolis açafrão e ossobuco logo após o preparo.

Os raviolis podem ser armazenados crus, na geladeira, dispostos em uma bandeja enfarinhada e cobertos com um pano limpo, por no máximo um dia. Alternativamente, você pode congelá-los e cozinhá-los diretamente congelados, aumentando ligeiramente o tempo de cozimento.

Conselho

Se preferir, você pode substituir a gremolada por um clássico molho de manteiga e sálvia ou por um fondue de Parmesão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.