Ravioli de urtigas com fonduta
- Difícil
- 1 h 15 min
- Kcal 1044
Gosta de preparar em casa a massa fresca com ovos? Aqui está uma ideia saborosa para variar seus menus: os raviolis de ervilha com fonduta de gorgonzola, um primeiro prato cremoso e de sabor envolvente que homenageia a tradição gastronômica italiana com um toque de criatividade. Na base desta delícia culinária está a massa fresca com ovos, uma tela delicada que oferece o equilíbrio perfeito de texturas. Sua preparação é um ritual que requer habilidade e paciência, mas o resultado é impagável. O coração destes raviolis é um delicioso creme de ervilhas que evoca os sabores primaveris, frescos e delicados. E qual melhor acompanhamento para exaltar esta alegria culinária do que uma aveludada fonduta de gorgonzola doce? Este suave condimento envolve os raviolis, adicionando a típica nota amarga. Deixe-se tentar por este irresistível pecado da gula e experimente também outros deliciosos raviolis feitos em casa:
Para preparar os raviolis com ervilhas e fonduta de gorgonzola, comece pela massa fresca: proceda de forma clássica, formando uma fonte com a farinha e colocando os ovos no centro 1, depois comece a incorporar a farinha aos ovos com o garfo 2 e quando a consistência permitir, continue à mão, trabalhando energicamente a massa 3 sem rasgá-la e batendo frequentemente por cerca de 10 minutos.
Quando estiver bem lisa 4 cubra com filme plástico 5 e deixe descansar por pelo menos 30 minutos à temperatura ambiente. Enquanto isso, escalde as ervilhas por 6-7 minutos em água fervente salgada 6.
Escorra-as e resfrie em água e gelo para conservar a cor brilhante. Em seguida, retire uma colher de sopa para guardar para a decoração dos pratos. Coloque o restante no mixer 7, bata bem 8. Em uma tigela, despeje o creme de ervilhas e o queijo ralado 9.
Tempere com bastante pimenta moída 10 e um pouco de sal e trabalhe com a espátula para misturar. Quando a mistura estiver homogênea, transfira para um saco de confeitar e reserve. Recupere a massa. Retire com o cortador de massa cerca de ¼ da massa, achate-a com um pouco de farinha na bancada 11 e depois, com o rolo longo, comece a estender pacientemente 12 virando e puxando em todas as direções, até obter uma folha fina.
Uma vez obtida uma folha fina de cerca de 1-2 mm 13, na metade mais próxima de você esprema montinhos de recheio, distanciados alguns centímetros uns dos outros 14. Em seguida, dobre a metade superior sobre a inferior 15.
Pressione bem ao redor dos montinhos e depois corte seus raviolis com um cortador de massa redondo e serrilhado de 6,5 cm 16. A massa sobrante poderá ser estendida novamente após um novo descanso. Proceda assim até acabar os ingredientes, formando todos os raviolis 17. Na panela, em temperatura baixa, derreta o gorgonzola 18.
Dilua-o com o creme de leite fresco 19, mexa e, uma vez que estejam bem emulsionados 20, cozinhe os raviolis em água fervente salgada por cerca de 3 minutos 21.
Escorra-os diretamente na panela com o molho 22, deixe tomar gosto por alguns instantes, depois sirva os raviolis nos pratos com as ervilhas inteiras reservadas 23. Os raviolis com ervilhas e fonduta de gorgonzola estão prontos para serem servidos 24.