Ravioli doces de Carnaval

/5

APRESENTAÇÃO

Se há um período do ano em que os doces fritos são os protagonistas absolutos, esse é certamente o Carnaval! Além dos clássicos Chiacchiere e Tortelli de Carnaval, hoje propomos outra delícia irresistível: os raviolis doces de Carnaval... pequenos tesouros dourados que guardam um coração macio e saboroso. Escolhemos recheá-los com geleia, mas você pode escolher seu sabor preferido de compota ou optar diretamente por um creme de chocolate ou avelã. Uma pitada final de açúcar de confeiteiro e cada mordida será uma verdadeira explosão de doçura. Fáceis de preparar e de personalizar, os raviolis doces de Carnaval são uma ótima desculpa para ceder à tentação!

Enriqueça sua bandeja de doces de Carnaval com outras deliciosas receitas, como por exemplo:

 

INGREDIENTES

para 50 raviolis
Manteiga 50 g
Açúcar 60 g
Ovos 1
Leite inteiro 100 ml
Sal fino 1 pitada
Farinha tipo 00 300 g
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1
para o recheio
Geléia quanto baste
Claras 1
para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para fazer os raviolis doces de Carnaval, coloque na tigela de uma batedeira equipada com gancho (ou em uma tigela se amassar à mão) a farinha peneirada 1, a manteiga em cubos 2, o açúcar 3,

o ovo 4, as sementes de baunilha 5, o leite 6 e a pitada de sal

e a casca de limão 7. Misture bem os ingredientes até obter uma massa lisa e compacta 8, transfira para uma tigela 9

que você cobrirá com filme plástico e deixará descansar por meia hora em local fresco 10. Pegue a massa e divida em pedaços (cerca de 150 g), achate-os 11 e trabalhe-os com a máquina de abrir massa 12 (ou com um rolo) tentando obter uma espessura de 1 mm, 1 mm e ½ que geralmente corresponde à penúltima espessura do rolo da máquina para pasta. Para abrir a massa da melhor forma, consulte a escola de culinária Como abrir a massa. Se durante o processo a massa rasgar, enfarinhe-a, dobre-a em três e passe-a novamente na máquina até que fique lisa e compacta, passando-a entre os rolos da espessura mais larga para a mais estreita.

Coloque uma massa sobre uma superfície e coloque sobre ela montinhos de recheio (uma colher de chá rasa) a alguns centímetros de distância um do outro, para facilitar esta operação você pode transferir o recheio para um saco de confeiteiro 13 para dosar melhor o recheio: você pode escolher entre uma compota de sua escolha ou Nutella. Pincele com a clara de ovo as bordas laterais da massa e a superfície entre um montinho de recheio e outro, em seguida, dobre a massa ao meio no sentido do comprimento, fechando-a como um livro 14, pressione a massa ao redor do recheio para eliminar o ar, depois com uma carretilha de borda serrilhada, corte os raviolis 15. Proceda desta forma até acabar a massa.

Despeje óleo de sementes em uma panela de bordas altas e quando estiver bem quente, mas não fervendo, mergulhe 2-3 raviolis no máximo por vez 16, virando-os de ambos os lados e escorrendo-os 17 assim que ficarem dourados. Coloque os raviolis sobre papel toalha 18 para escorrer o excesso de óleo e depois de secos polvilhe-os com açúcar de confeiteiro baunilhado. Sirva os raviolis doces de Carnaval mornos ou frios.

Conservação

Recomenda-se consumir os raviolis doces no mesmo dia. Você pode congelar os raviolis crus.

Conselho

Se quiser tornar os raviolis doces mais vistosos, você pode pincelá-los com mel fluido (levemente aquecido) e polvilhar com confeitos ou granulados coloridos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.