Ravioli de cacau com recheio de chocolate branco

/5

APRESENTAÇÃO

Se para você os doces fritos são um prazer irresistível, mas pouco gourmet, aos quais se rende com um pouco de vergonha e somente no carnaval, os raviolis de cacau com recheio de chocolate branco parecem feitos especialmente para fazer você mudar de ideia: com uma casquinha finíssima e crocante, um recheio cremoso com um rico sabor cítrico e nuances florais de especiarias, esses deliciosos raviolis doces de Carnaval não farão feio nem mesmo nas ocasiões mais especiais, e saberão seduzir até os paladares mais exigentes. Assim como a massa fresca feita em casa que lembram pelo nome e formato, esses raviolis são preparados com gestos de outros tempos, mas se tornam populares graças a uma fritura que os transforma em uma irresistível e doce comida de rua. E, assim como no cinema preto e branco as cores permaneciam extraordinariamente “legíveis”, você ficará surpreso com a variedade de sabores e sugestões que encontrará nos dois sabores desta receita bicolor. Enriqueça o buffet de doces de Carnaval com esta deliciosa receita!

INGREDIENTES

Ingredientes para o creme de chocolate branco
Chocolate Branco 500 g
Leite inteiro 500 g
Gemas 4
Farinha tipo 00 30 g
Açúcar 100 g
Cardamomo 8 bagas
Casca de laranja 1 - não tratado
Para a massa de cacau
Cacau em pó amargo 20 g - cru orgânico
Ovos 1 - orgânicas
Água 130 g
Vinho branco 70 g - com gás
Farinha tipo 00 480 g
Para fritar e polvilhar
Óleo de amendoim quanto baste
Açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar os raviolis de cacau com recheio de chocolate branco, comece preparando o creme de confeiteiro de chocolate branco. Rale a casca de uma laranja não tratada 1 e corte as vagens de cardamomo 2. Coloque em fogo uma panelinha com o leite e adicione a casca de laranja 3

E as sementes e as vagens de cardamomo 4. Leve o leite quase ao ponto de fervura, então desligue o fogo e deixe em infusão por 20 minutos, coberto com filme plástico, enquanto esfria. Enquanto isso, misture em uma tigela o açúcar e as gemas 5 e bata até ficarem claras e espumosas 6.

Adicione a farinha peneirada 7 e misture bem, de modo a obter uma massa sem grumos. Adicione à tigela o leite aromatizado, já morno 8, e misture com cuidado até obter um creme liso e bastante líquido 9.

Passando o creme por uma peneira, coloque-o em uma panela grande o suficiente 10 e leve ao fogo baixo, onde deverá engrossar por cerca de 20 minutos, mexendo continuamente para evitar a formação de grumos. Pique o chocolate branco 11 e adicione ao creme já pronto 12.

Misture energicamente até derreter completamente 13, depois transfira o creme de chocolate branco para uma assadeira baixa e larga, cobrindo com filme plástico em contato para evitar que forme uma película desagradável 14. Coloque o creme na geladeira, onde deverá firmar por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, dedique-se à massa dos raviolis: em uma tigela grande peneire a farinha e o cacau em pó e misture com uma colher de pau 15.

Adicione o ovo levemente batido 16, o vinho 17 e a água 18.

Comece a misturar primeiro com um garfo 19, depois com as mãos 20. Finalmente, transfira a massa, que ainda estará bastante dura e resistente, para a bancada e continue a amassar por alguns minutos 21.

Forme finalmente uma bola, cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de meia hora 22. Quando o tempo de descanso da massa e do creme tiver passado, com uma espátula, pegue uma pequena porção da massa já descansada 23, estenda um pouco sobre uma superfície polvilhada com farinha 24

E então, à mão ou com a máquina de abrir massa, estenda a massa até a espessura de 1 mm 25. Corte 2 retângulos de massa e disponha-os sobre a superfície. Distribua em um dos retângulos, a uma distância regular, algumas nozes de creme 26. Em seguida, cubra com o segundo retângulo de massa 27 (se as folhas estiverem muito pouco úmidas, você pode pincelar um pouco de água ao redor das porções de creme).

Adira bem uma folha à outra 28 e, pressionando com os dedos, faça aderir a folha de massa superior em torno das porções de creme 29. Com um cortador de biscoitos de 7 cm de diâmetro, forme seus raviolis 30

E sele as bordas exercendo uma leve pressão com os dentes de um garfo 31. Continue até esgotar os ingredientes. Aqueça uma panela com bastante óleo vegetal a 170°C, então frite os raviolis 32, poucos de cada vez para não diminuir a temperatura do óleo. Assim que a superfície dos raviolis ficar uniformemente dourada e aparecerem pequenas bolhas (demora alguns minutos) 33,

escorra os raviolis e coloque-os para secar em uma bandeja coberta com papel toalha 34. Continue com a fritura e, por fim, polvilhe seus raviolis com bastante açúcar granulado 35. Seus raviolis de cacau com recheio de chocolate branco estão prontos para serem degustados quentes, mornos ou frios!

Conservação

Você pode preparar os raviolis no dia anterior e conservá-los na geladeira, cobertos com um pano levemente úmido, até o momento de fritá-los. Uma vez fritos, os raviolis de cacau com recheio de chocolate branco devem ser consumidos em algumas horas; também podem ser mantidos na geladeira, cobertos, por até 2 dias, mas perderão a crocância.

Conselho

Seria melhor não amassar novamente as sobras de massa, pois ficariam muito duras: mas não as jogue fora! Você pode fritá-las sozinhas para obter deliciosos biscoitos de cacau, semelhantes a 'chiacchiere', para polvilhar com muito açúcar de confeiteiro, para a alegria dos pequenos!

Curiosidade

O cacau cru, considerado pelos Astecas como o “alimento dos deuses”, é, de fato, o alimento mais rico em antioxidantes na natureza. Nossa escolha de usá-lo nesta receita, no entanto, deriva de uma necessidade prática mais do que de saúde! Ao contrário do cacau em pó comum, que é torrado, o cru resiste muito melhor à fritura, sem adquirir sabores amargos. Além disso, seu sabor mais delicado, levemente ácido e floral, combina magnificamente com os aromas do cardamomo e da laranja, contribuindo para fazer desses raviolis um buquê de perfumes e sabores complexo e equilibrado

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.