Ravioli Shao Mai

/5

APRESENTAÇÃO

Os raviolis Shao Mai são um dos pratos mais populares e icônicos da cozinha chinesa: trata-se de um tipo especial de ravioli no vapor em forma especial que lembra uma flor, com um sabor inconfundível. Ao longo dos séculos, eles passaram por várias modificações e adaptações aos gostos regionais da China, além de se difundirem no Japão e em países do Sudeste Asiático. Segundo a tradição cantonesa, os Shao Mai são servidos como Dim Sum, um conjunto de pequenas especialidades apreciadas em família em ocasiões especiais... a tradução literal do nome significa de fato “direto ao coração”. Aqui, Chef Mulan apresenta a versão mais conhecida e apreciada, com polpa de camarões e carne de porco.

Prepare conosco outros pratos típicos da cozinha chinesa:

E para concluir, obviamente... sorvete frito!

INGREDIENTES

Camarões 200 g - (já limpas)
Banha 100 g
Castanhas-d'água 50 g - pré-cozidas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho de arroz 10 g
Repolho 1 folha
para a massa dos raviolis
Farinha tipo 00 250 g
Sal fino 1 pitada
Água 120 g - morna
para guarnecer
Cenouras quanto baste - raladas
Ervilhas quanto baste

Preparação

Corte a banha em pedaços 1 e também as castanhas-d'água 2. Coloque tudo em um processador 3.

Adicione também os camarões e bata finamente para obter uma mistura homogênea 4. Transfira o recheio para uma tigela e tempere com sal, pimenta e vinho de arroz 5. Misture e deixe descansar por 10 minutos 6.

Cuide da massa: em uma tigela, coloque a farinha, a água morna no centro e uma pitada de sal 7, misture 8 e depois, quando a massa começar a tomar forma, transfira a massa para uma bancada 9.

Forme uma massa homogênea, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos 10. Estenda a massa primeiro com o rolo 11, depois passe na máquina de massa 12 para criar uma folha bem fina.

Recorte círculos com um copo ou um cortador de biscoitos de 8 cm de diâmetro 13. Coloque uma colher de recheio no centro do disco de massa 14. Dobre as bordas com a ponta de uma faca 15.

De modo que lembrem uma flor 16. Guarneça a superfície mergulhando a parte superior do ravioli em uma tigela com cenouras raladas 17. Insira no centro uma ervilha 18.

Pegue uma cesta para cozimento a vapor, coloque uma folha de repolho por cima para não grudar os raviolis 19. Insira os raviolis 20, cubra com a tampa e cozinhe por 10-12 minutos em fogo médio. Os raviolis Shao Mai estão prontos para serem saboreados 21.

Conservação

Os raviolis cozidos podem ser conservados na geladeira por até 3 dias, em um recipiente hermético.

Os discos de massa crus podem ser empilhados, bem enfarinhados, e congelados em um saco. Recomenda-se descongelá-los pelo menos 1 hora ou 1 hora e meia antes do uso, à temperatura ambiente.

Uma vez recheados, os raviolis podem ser congelados separados em uma bandeja enfarinhada; quando endurecerem, podem ser conservados no freezer em um saco. Você pode cozinhá-los diretamente congelados, talvez por alguns minutos a mais. Nesse caso, é preferível proceder com o cozimento por fervura e não ao vapor.

Conselho

O vinho de arroz pode ser substituído pela mesma quantidade de vinho branco de mesa.

Em vez da panela a vapor, você pode cozinhar os raviolis em banho-maria.

Para o cozimento, em vez do repolho, você pode forrar o fundo da panela a vapor com papel manteiga perfurado.

As castanhas-d'água são encontradas enlatadas em lojas de alimentos orientais; se você não conseguir encontrá-las, pode substituí-las por rabanetes.

CHEF MULAN: TRADIÇÃO AUTÊNTICA

As Chefs Mulan do Mulan Group, a empresa da família Zhang que há mais de vinte anos atua na gastronomia chinesa: pratos icônicos e muitas delícias feitas como se fossem em casa. Isso os torna únicos: uma produção artesanal que une a genuinidade de uma refeição caseira à autenticidade da tradição. A atenção dedicada ao trabalho manual é percebida no sabor natural e na qualidade dos detalhes. Do método de fechamento dos raviolis chineses aos meticulosos processos de cozimento dos ingredientes tradicionais, tudo é realizado de acordo com a antiga arte culinária oriental.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.