Zongzi

/5

APRESENTAÇÃO

Entre os pratos típicos da cozinha chinesa existem alguns particularmente ligados à tradição, como por exemplo os zongzi, uma espécie de rolinhos de arroz glutinoso envoltos em folhas de bambu. Semelhantes a arancini com uma consistência especialmente pegajosa, os zongzi são preparados por ocasião do festival das Barcos Dragão que é celebrado no quinto dia do quinto mês lunar. Nesta receita, propomos a variante salgada com carne marinada, mas também são muito comuns as versões doces com recheio de geleia de feijão vermelho ou jujuba. A parte da montagem requer certa habilidade que só pode ser adquirida com experiência, mas seguindo atentamente os passos no vídeo estamos certos de que você obterá zongzi de verdadeiros chefs Mulan!

Descubra também estas receitas tradicionais chinesas:

  • Rolinhos primavera
  • Raviólis chineses no vapor
  • Nhoque de arroz com legumes
  • Ravioli Shao Mai

INGREDIENTES

Para 20 zongzi
Folhas de bambu 40 - secas
Para a carne
Xícara de porco 700 g
Molho de soja 30 g - clara
Molho de soja 10 g - escura
Vinho de arroz 15 g
Açúcar 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o arroz
Arroz 1 kg - glutinoso
Sal fino 10 g
Molho de soja 10 g - clara
Molho de soja 5 g - escura

Preparação

Para preparar os zongzi, primeiro coloque as folhas de bambu em um recipiente grande o suficiente 1, cubra-as com água 2 e coloque um peso por cima para que fiquem submersas 3. Deixe de molho por 12 horas.

Corte a carne em fatias com cerca de 2 cm de espessura 4 e faça cubinhos 5. Transfira-os para uma tigela e tempere com o molho de soja claro e escuro 6.

Adicione também o açúcar 7, o sal 8, a pimenta e o vinho de arroz 9.

Misture bem 10, cubra com filme plástico 11 e deixe marinar por 2 horas. Enquanto isso, enxágue o arroz em água corrente 2-3 vezes 12.

Coloque o arroz em uma tigela e tempere com sal 13, molho de soja escuro e claro 14. Misture bem e reserve 15.

Após o tempo de molho, pegue as folhas de bambu e enxágue-as em água corrente, depois limpe-as com um pano de ambos os lados para remover as impurezas 16. Sobreponha ligeiramente 2 folhas 17, depois dobre-as para formar uma espécie de cone aberto de um lado 18.

Mantenha o cone assim formado na palma da mão e insira uma pequena quantidade de arroz 19, depois adicione 2 ou 3 pedaços de carne 20 e cubra com mais arroz 21; o arroz na base deve ser cerca de um terço em relação ao recheio total de cada zongzi.

Dobre as extremidades das folhas 22 para obter uma forma de triângulo 23 e feche enrolando o pacotinho com várias voltas de barbante de cozinha 24. Proceda da mesma forma até acabar os ingredientes, com essas quantidades você obterá 20 peças. Para conveniência, você pode amarrar juntas as extremidades do barbante de 4-5 zongzi para que seja mais fácil escorrer.

Coloque os zongzi em uma panela grande cheia de bastante água 25, cubra com a tampa e leve para ferver em fogo alto. Quando a água começar a ferver, reduza o fogo ao mínimo e continue cozinhando por 2 horas 26. Após o tempo de cozimento, retire os zongzi da água 27.

Retire o barbante 28 e abra delicadamente as folhas de bambu 29. Seus zongzi estão prontos para serem saboreados 30!

Conservação

Os zongzi cozidos podem ser conservados por 2-3 dias na geladeira.

Você pode congelá-los após o cozimento, para depois aquecê-los no vapor ou em água fervente antes do consumo.

Conselho

Recomenda-se deixar as folhas de bambu de molho na noite anterior ou pela manhã para a noite.

O arroz glutinoso, uma vez cozido, fica particularmente pegajoso; apesar do nome, não contém glúten.

CHEF MULAN: TRADIÇÃO AUTÊNTICA

As Chefs Mulan do Mulan Group, a empresa da família Zhang que há mais de vinte anos atua na gastronomia chinesa: pratos icônicos e muitas iguarias feitas como se fossem em casa. Isso os torna únicos: uma produção artesanal que une a genuinidade de uma refeição caseira e a autenticidade da tradição. A atenção dedicada ao trabalho manual é percebida no sabor natural e na qualidade dos detalhes. Desde o método de fechamento dos raviólis chineses, aos meticulosos processos de cozimento dos ingredientes tradicionais, tudo realizado segundo a antiga arte culinária oriental.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.