Pargo no forno

/5

APRESENTAÇÃO

A ricciola assada não é apenas um prato saudável e leve, mas também uma delícia para um jantar com convidados especiais! A ricciola é um peixe de carne magra, compacta e com sabor delicado que se presta bem a vários tipos de cozimento. Neste caso, escolhemos assá-la inteira no forno junto com as batatas, uma solução prática que permitirá otimizar o tempo, preparando prato principal e acompanhamento de uma só vez. Além disso, dessa forma, o peixe e as batatas vão se saborizar mutuamente para um resultado nada triste e seco, também graças à adição de limão, tomilho e alecrim que deixarão sua ricciola assada irresistivelmente perfumada e aromática!

Não perca também estas deliciosas receitas com ricciola:

 

INGREDIENTES

Ámbar 800 g - (já eviscerado)
Limões 2 fatias
Alho 1 dente
Alecrim 2 raminhos
Tomilho-limão 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Para as batatas
Batatas 500 g
Alho 1 dente
Alecrim 2 raminhos
Tomilho-limão 2 raminhos
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para decorar
Tomilho-limão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a ricciola assada, primeiro pegue o peixe já eviscerado e corte as barbatanas 1. Se você comprou um peixe não eviscerado, pode consultar nosso guia "Como limpar a ricciola". Insira as fatias de limão 2 e o dente de alho descascado na barriga da ricciola 3.

Adicione também os ramos de tomilho e alecrim 4, depois salgue o interior 5 e coloque o peixe em uma assadeira forrada com papel manteiga 6.

Passe para as batatas: descasque-as 7 e corte-as em fatias com espessura de cerca de 1 cm 8. Coloque as batatas em uma tigela e adicione o dente de alho esmagado 9.

Adicione também os ramos de tomilho e alecrim 10, depois tempere com óleo 11, sal e pimenta. Misture bem 12.

Disponha as batatas ao redor da ricciola 13, depois asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 25-30 minutos. Para verificar o cozimento, você pode inserir os dentes de um garfo na parte mais carnuda do peixe: a polpa deve estar opaca e se desfazer facilmente. Após o tempo de cozimento, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos, depois você pode retirar a pele 14. Uma vez descascado, prossiga com a desossa do peixe 15.

Emprate os filés de ricciola sobre a cama de batatas, depois decore com algumas folhas de tomilho fresco 16, uma pitada de pimenta e um fio de óleo cru 17. Sua ricciola assada está pronta para ser servida 18!

Conservação

É aconselhável consumir a ricciola assada assim que sair do forno. Se necessário, você pode armazená-la na geladeira por um dia, em um recipiente hermético.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

O tomilho-limão combina perfeitamente com o peixe! No entanto, se você não conseguir encontrá-lo, pode usar o tomilho comum ou substituí-lo por sálvia ou erva-doce selvagem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.