Risoto de gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

Rafinado, saboroso, cremoso: os risotos são a nossa paixão e hoje trazemos para você provar o risoto de gorgonzola! Um prato principal para preparar com poucos ingredientes para realçar ao máximo as características deste queijo azul com sua combinação inebriante de sabores intensos e textura cremosa. Escolhemos o gorgonzola doce para que derreta em poucos minutos com o fogo desligado, envolvendo os grãos de arroz para proporcionar uma experiência única a cada mordida. Sem dúvida, o risoto de gorgonzola é pensado para os puristas, mas se você quiser experimentar outras combinações deliciosas, experimente nossas variações de risotos cremosos com gorgonzola:

 

INGREDIENTES
Arroz Carnaroli 320 g
Manteiga 50 g
Gorgonzola 150 g - doce
Caldo de legumes 1 l
Vinho branco seco 100 g
Cebolas brancas 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP 30 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar o risoto de gorgonzola, prepare o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Descasque e pique a cebola 1. Refogue em fogo baixo com 25 g de manteiga em uma panela 2 até murchar 3, levará cerca de 10 minutos.

Reserve a cebola 4. Na mesma panela, derreta os outros 25 g de manteiga 5. Uma vez derretida, você pode adicionar o arroz 6.

Toque o arroz em fogo moderado, mexendo com frequência 7, depois adicione o vinho branco 8, deixe evaporar e comece a cozinhar com uma ou duas conchas de caldo de legumes quente cobrindo 9.

Adicione sal 10, adicione a cebola que você reservou 11 e cozinhe o risoto, adicionando caldo de legumes conforme necessário. Enquanto isso, corte o gorgonzola em pedaços 12.

No final do cozimento, desligue o fogo e adicione o gorgonzola e o Parmigiano Reggiano DOP para misturar 13. Finalize com pimenta moída na hora, se desejar 14. O risoto de gorgonzola está pronto para ser servido 15.

Conservação

O risoto de gorgonzola pode ser guardado na geladeira por um dia. Aconselhamos não congelar.

Conselho

Se preferir usar o gorgonzola picante, mantenha a mesma quantidade mas tome cuidado para deixar o arroz com pouco sal para compensar a salinidade.

Sempre misture com ingredientes frios da geladeira e ajuste a cremosidade adicionando caldo quente.

Para saber quando o arroz está tostado no ponto certo, você pode sentir o perfume dos cereais ou ouvir o som dos grãos "estralando".

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.