Risoto com fasolari

/5

APRESENTAÇÃO

Preparar o risoto com fasolari é simples: bastarão alguns cuidados para servir um prato principal de frutos do mar, original e de grande efeito.
Este risoto é cozido com o líquido dos fasolari, que por si só é muito saboroso, dando à receita um gosto marcante e permitindo que não se adicione sal.
Os fasolari, deliciosos moluscos pescados no Alto Adriático, tendem a endurecer facilmente quando expostos ao calor da chama: recomendamos, portanto, adicioná-los ao arroz somente no final do cozimento, para mantê-los mais tenros e saborosos.
Misture o risoto com fasolari com uma pitada de Parmigiano Reggiano ralado e uma polvilhada de raspas de limão: será um prato principal realmente delicioso!

INGREDIENTES
Berbigões 2 kg
Arroz Carnaroli 320 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 5 colheres
Berbigões 500 - água dos fasolari
Vinho branco 80 ml
Salsa quanto baste - para picar
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - para ralar
Manteiga 45 g
Casca de limão ½

Preparação

Para preparar o risoto com fasolari, comece pela limpeza dos moluscos (seguindo as instruções que você encontra clicando aqui para mais detalhes): abra os moluscos enquanto crus, segurando-os pela parte mais curta da concha, e em seguida faça um corte nos dois músculos laterais internos 1. Recolha a água deles durante a abertura 2 e destaque os fasolari das conchas. Bata cada molusco com um martelo de carne 3,

em seguida, pique-o grosseiramente e reserve (4-5). Filtre a água coletada e também a reserve 6.

Em uma panela, doure os dois dentes de alho com o azeite de oliva extra virgem. Quando estiverem dourados, elimine-os 10 e adicione o arroz; toste-o por alguns minutos em fogo brando, mexendo frequentemente 11 para evitar que grude no fundo da panela, em seguida, regue com o vinho branco 12.

Continue o cozimento, sempre em fogo brando, por cerca de 20 minutos, adicionando aos poucos o líquido dos fasolari 13 (lembre-se de umedecer o arroz apenas quando ele tiver absorvido todo o líquido previamente adicionado). Como a água dos fasolari é muito salgada, recomendamos provar o arroz: se estiver excessivamente salgado, você pode alternar o líquido dos fasolari com um pouco de caldo de peixe ou água. Quando o arroz estiver quase totalmente cozido, adicione os fasolari 14, bastante salsa picada 15 e misture tudo bem com a ajuda de uma colher de pau.

Assim que o arroz atingir o ponto desejado, desligue o fogo; misture com a manteiga, o Parmigiano Reggiano 16 e as raspas de meio limão 17. Seu risoto com fasolari está pronto, sirva e aprecie imediatamente 18.

Conservação

Você pode conservar o risoto com fasolari na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia.

Conselho

Experimente também o linguine com fasolari, clique aqui

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.