Risotto al vino rosso e salsiccia

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com vinho tinto e linguiça é um prato principal rico e envolvente, perfeito para quem ama sabores marcantes e a cremosidade típica de um bom risoto. A salinidade da linguiça combina-se com a nota ligeiramente ácida do vinho tinto, enquanto o arroz absorve todos os sabores adquirindo uma cor vermelha intensa que agrada à vista. É perfeito para um jantar em companhia ou um almoço em que você deseje se conceder algo mais estruturado e saboroso. O segredo para um resultado excelente é escolher um vinho tinto de boa qualidade, capaz de enriquecer o prato com seus aromas e notas aromáticas. O risoto com vinho tinto e linguiça é uma receita fácil que, uma vez experimentada, entrará definitivamente no seu livro de receitas e lhe dará grandes satisfações!

Se você está procurando outras receitas de risotos com linguiça, não perca:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 320 g
Chalota 1
Manteiga 20 g
Caldo de legumes 700 g
Vinho tinto 1 copo
Para a linguiça
Salsicha 200 g
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
Para finalizar
Manteiga 30 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - ralado

Preparação

Para preparar o risoto com vinho tinto e linguiça, como primeira coisa prepare o Caldo de legumes seguindo nossa receita e mantenha-o quente. Limpe e corte a cebola em pequenos cubos 1. Em uma panela, derreta os 20 g de manteiga, adicione a cebola 2 e refogue, em fogo médio, por 5-6 minutos ou até que fique transparente 3.

Coloque na panela também o arroz 4, ajuste o sal 5 e deixe tostar por 2 minutos, mexendo continuamente, até que os grãos fiquem brilhantes. Adicione o vinho tinto 6 e deixe evaporar toda a parte alcoólica.

Adicione uma concha de caldo quente por vez 7 e cozinhe o arroz até que fique al dente, aproximadamente 14 minutos, mas siga as instruções da embalagem. Enquanto isso, cuide da linguiça, retire a pele e faça pequenos pedaços 8. Em uma frigideira antiaderente, coloque o óleo e adicione o alho 9.

Adicione a linguiça 10 e deixe dourar por 10 minutos 11. Quando o arroz estiver al dente, adicione a linguiça 12, sem a gordura liberada durante o cozimento.

Adicione a manteiga 13 e o parmesão ralado 14. Tampe 15 e deixe descansar por 2 minutos.

Finalize 16 e sirva 17. Seu risoto com vinho tinto e linguiça está pronto para ser degustado 18.

Conservação

O risoto com vinho tinto e linguiça deve ser consumido assim que estiver pronto, mas se sobrar, você pode conservá-lo na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1 dia.

Conselho

Para um sabor mais intenso, você pode usar caldo de carne em vez de caldo de legumes. Você pode enriquecer o risoto adicionando cogumelos porcini ou champignon. Se você gosta de picante, pode adicionar uma pimenta fresca junto com a cebola. Se preferir um sabor mais suave, experimente substituir o vinho tinto por um vinho branco seco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.