Risoto com brócolis e bagna caoda rápido

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto com brócolis e bagna caoda rápido é uma receita que une em um prato principal duas preparações típicas da culinária piemontesa: o risoto e a Bagna caoda! O famoso molho à base de anchovas e alho é feito em versão expressa e dá ao prato final um caráter e um saborosos toque extra. O brócolis romanesco, por outro lado, é transformado em creme e adicionado ao arroz durante o cozimento para obter um resultado ainda mais envolvente e delicado! Entre tradição e modernidade, o risoto com brócolis e bagna caoda rápido surpreenderá com originalidade todos os amantes de sabores marcantes.

Experimente também as medalhas de arroz com bagna cauda e outras variações deliciosas de Risoto com brócolis:

  • Risoto com brócolis, avelãs e feijões cannellini
  • Risoto com brócolis e castanha de caju
  • Risoto com brócolis e pecorino

INGREDIENTES

Arroz vialone nano 320 g
Vinho branco 1 copo
Sal fino quanto baste
para o creme de brócolis
Brócolis romano 600 g - (para limpar)
Suco de limão 1 colher
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para o molho à bagna caoda
Creme de leite fresco líquido 100 g
anchovas em óleo 50 g
Manteiga 20 g
Alho ¼ dente
Para finalizar e decorar
Queijo pecorino 50 g - (para ralar)
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Manteiga 30 g - frio
anchovas em óleo quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o risoto com brócolis e bagna caoda rápido, primeiro limpe o brócolis romanesco 1, depois mergulhe os floretes em uma panela com água fervente salgada 2 e escalda-os por cerca de 4-5 minutos. Escorra os brócolis em uma tigela com água fria e gelo 3. Guarde e mantenha quente a água de cozimento porque será usada para cozinhar o risoto.

Transfira os brócolis para um copo, reservando alguns para a apresentação, depois adicione o azeite 4, o suco de limão 5 e o sal. Bata com um mixer de imersão 6.

Você deve obter um creme liso e homogêneo 7. Reserve e passe para o molho à bagna caoda: em uma panelinha, derreta suavemente a manteiga 8 junto com as anchovas 9.

Adicione um quarto de dente de alho ralado 10, depois despeje o creme de leite 11 e deixe reduzir em fogo baixo por alguns minutos 12.

Agora dedique-se ao cozimento do risoto: coloque o arroz em uma caçarola 13, adicione sal e torre-o a seco, mexendo continuamente. Quando os grãos estiverem bem quentes ao toque, adicione o vinho branco 14 e deixe evaporar completamente. Comece a cozinhar o arroz adicionando uma concha por vez da água de cozimento dos brócolis 15, sempre esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar o próximo.

Na metade do cozimento, adicione o creme de brócolis 16 e termine de cozinhar o arroz 17. Uma vez cozido, desligue o fogo e incorpore o pecorino e o parmesão ralados 18.

Adicione também a manteiga bem fria 19 e deixe o risoto descansar por alguns minutos coberto com um pano antes de mexer bem 20. Neste ponto, você pode servir o risoto de brócolis e decorá-lo com o molho de anchovas 21.

Complete com os floretes reservados 22, os pedaços de anchova e uma pitada de pimenta 23. Seu risoto com brócolis e bagna caoda rápido está pronto para ser servido 24!

Conservação

É aconselhável consumir o risoto com brócolis e bagna caoda rápido assim que estiver pronto; se necessário, você pode armazená-lo por um dia na geladeira.

Você pode preparar o creme de brócolis e o molho de anchovas com antecedência e armazená-los na geladeira por um dia.

Dica

Se preferir, você pode substituir o brócolis romanesco por brócolis verdes!

Para um molho à bagna caoda com sabor mais delicado, você pode adicionar o dente de alho inteiro e depois removê-lo no final do cozimento.

No lugar do arroz Vialone Nano, você pode usar o arroz Carnaroli.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.