Risotto com cogumelos champignon e chiodini

/5

APRESENTAÇÃO

O risoto de cogumelos é um prato principal atemporal, o mais amado entre as receitas de outono. Alguém pode preferir o Risoto de cogumelos porcini, mas como esse tipo de cogumelo muitas vezes é difícil de encontrar, nós propomos uma alternativa saborosa criada pelo Chef Fabio Abbattista: o risoto com cogumelos champignon e chiodini... duas variedades certamente mais fáceis de encontrar não apenas no outono, mas também durante o resto do ano! Uma receita deliciosa e acessível a todos, que deve sua excelência a um pequeno truque: o caldo feito com os talos dos cogumelos. Como vocês sabem, aqui no GialloZafferano não gostamos de desperdício: pode ser verdade que os talos são menos nobres, mas também é verdade que eles contêm todo o sabor, então por que jogá-los fora? Amarre o avental e vamos preparar juntos este cremoso risoto com cogumelos champignon e chiodini, perfeitamente mantecado!

Não perca também estas variações de risoto de cogumelos:

INGREDIENTES

Arroz Carnaroli 240 g
Cogumelos Chiodini 200 g
Cogumelos champignon 200 g
Cebolas ½
Manteiga 40 g
Água 1 l
Vinho branco 50 g
Salsa quanto baste - (para picar)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Para manteiga
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - (para ralar)
Manteiga 40 g - frio

Preparação

Para preparar o risoto com cogumelos champignon e chiodini, comece pela limpeza dos champignons: retire a parte final do talo 1, depois descasque-os usando uma faca pequena 2 começando pela base do chapéu e puxando delicadamente a pele até o centro. Em seguida, remova os talos 3 e reserve os resíduos, pois eles serão usados para fazer o caldo.

Agora cuide dos cogumelos chiodini: remova a parte final do talo, que será muito terrosa, e reserve apenas a parte central 4 que será usada para fazer o caldo junto com os talos dos champignons; para o risoto, corte a parte superior em cubos 5. Neste ponto, cuide do caldo de cogumelos, então coloque os resíduos em uma panela 6.

Despeje a água 7 e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, corte também as cabeças dos champignons em cubos 8 e pique finamente meia cebola 9.

Pegue uma panela grande que será usada para o cozimento do risoto, adicione a manteiga e deixe derreter suavemente. Em seguida, adicione a cebola 10 e deixe dourar antes de adicionar os cogumelos 11. Cozinhe em fogo médio-alto por 5 minutos, mexendo de vez em quando para que os cogumelos não liberem líquidos. Neste ponto, adicione o arroz 16 e toste-o mexendo frequentemente.

Depois de alguns minutos, adicione o vinho branco 13. Quando a parte alcoólica tiver evaporado completamente, pegue algumas conchas de caldo quente 14 e coe diretamente na panela 15.

Ajuste o sal 16 e continue cozinhando por cerca de 13 minutos, acrescentando caldo quente coado de vez em quando, até que o risoto esteja cozido. Sempre espere que o líquido tenha sido absorvido antes de adicionar mais. Neste ponto, desligue o fogo e manteque o risoto primeiro com a manteiga 17 e depois com o Parmigiano Reggiano DOP, mexendo cuidadosamente para misturar tudo 18.

Pique finamente a salsinha 19. Finalize o risoto com um pouco de pimenta branca moída 20, a salsinha picada e um fio de azeite 21.

Misture novamente 22 e ajuste a densidade do risoto adicionando mais caldo, se necessário 23. Seu risoto com cogumelos champignon e chiodini está pronto para ser servido bem quente 24!

Conservação

Recomendamos consumir o risoto com cogumelos champignon e chiodini assim que estiver pronto. Como alternativa, pode ser conservado por um dia na geladeira.

Não recomendamos congelar.

Conselho

Para emulsionar bem a manteiga e o Parmigiano no momento da manteiga, mexa com uma colher de pau e, ao mesmo tempo, mova a panela para frente e para trás com um movimento firme.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.