Rizzuole com ragu bechamel e ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Características especiais? Substanciosas e boas de lamber os lábios. Quando? Sempre que tiver um desejo irresistível de comida de rua! Do que estamos falando? Das rizzuole, versão frita e mais robusta das Ravazzate siciliane, prato típico da rotisseria siciliana. Na nossa versão, as rizzuole são recheadas com um recheio cremoso à base de ragu com ervilhas e a adição de bechamel, tudo completado por uma cobertura dourada que cria uma crosta crocante na superfície. A cozinha é paixão e estas rizzuole encapsulam toda a alma e o calor da Sicília, para experimentar junto com outras deliciosas especialidades como a Scaccia, os Espetinhos palermitanos ou o sfincione para se sentir ainda nas maravilhosas margens desta terra abençoada pelo sol.

INGREDIENTES

Ingredientes para 13 rizzuole
Água 235 g
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar 50 g
Sal fino 10 g
Fermento biológico seco 5 g
Banha 50 g
para o recheio
Carne de boi 200 g - moído
Salsicha 200 g
Cenouras 45 g
Cebolas brancas 45 g
Extrato de tomate 140 g
Vinho branco 50 g
Ervilhas 150 g
Água 100 g
Louro 3 folhas
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o bechamel
Leite inteiro 300 g
Manteiga 30 g
Farinha tipo 00 30 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
para empanar e fritar
Ovos 3
Farinha de rosca 200 g
Óleo de sementes 700 g

Preparação

Para preparar as rizzuole com ragu bechamel e ervilhas, comece pela massa, peneirando a farinha e despejando-a em uma batedeira equipada com gancho 1. Adicione também o açúcar 2 e o fermento biológico em pó 3.

Acione a batedeira em baixa velocidade. Enquanto trabalha a massa, adicione a água em fio à temperatura ambiente 4 e o sal 5. Aos poucos, adicione também a banha, para que seja bem absorvida pela massa 6, continuando a amassar.

Quando a massa estiver lisa e desgrudar do gancho 7, transfira-a para uma superfície enfarinhada 8. Em seguida, amasse com as mãos até dar-lhe uma forma esférica e coloque-a em uma tigela 9. Deixe crescer por 4 horas a uma temperatura de 28-30°C, cobrindo com um pano ou pano de prato limpo ou alternativamente no forno desligado com a luz acesa.

Agora, dedique-se à preparação do ragu começando pelo Como fazer o refogado. Lave as cenouras e o aipo em água corrente fresca, depois pique-os finamente junto com a cebola. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente, adicione a cebola 10, as cenouras 11 e o aipo picado 12, depois mexa com uma espátula ou colher de pau.

Em seguida, adicione a carne moída 13. Pegue a salsicha, tire a pele externa 14 e amasse ligeiramente com um garfo 15. Transfira a salsicha para uma tigelinha.

Adicione-a na frigideira com o restante da carne 16 e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau para garantir uma cozedura uniforme. Refogue com o vinho branco 17 e deixe evaporar. Em uma tigelinha à parte, dissolva o extrato de tomate com um pouco de água 18.

Depois, adicione o extrato de tomate à carne 19, continuando a mexer. Ajuste o ragu com sal e pimenta e adicione as folhas de louro 20; deixe cozinhar com a tampa por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Após o tempo necessário, adicione também as ervilhas 21 e cozinhe por mais 10 minutos.

Após o cozimento, retire as folhas de louro do ragu com uma pinça de cozinha 22, em seguida, transfira-o para um refratário para resfriar à temperatura ambiente 23. Uma vez resfriado, transfira o ragu para a geladeira, pois ele deve estar bem frio para rechear as rizzuole. Agora prepare o Bechamel que você precisará para juntar ao ragu. Em uma panela, despeje o leite e aqueça-o 24.

Em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo, desligue e adicione a farinha peneirada 25. Mexa com um batedor de arame para misturar bem o composto. Coloque novamente no fogo baixo até dourar o composto. Aromatize o leite com uma pitada de noz-moscada ralada 26 e uma pitada de sal. Em seguida, junte-o ao composto de manteiga e farinha, continuando a mexer com o batedor de arame para evitar a formação de grumos. Deixe cozinhar por cerca de 5-6 minutos 27 até engrossar e começar a ferver. Transfira para um refratário e cubra com filme plástico em contato para evitar a formação de crosta. Deixe esfriar à temperatura ambiente. Quando estiver frio, transfira para a geladeira.

Após o tempo necessário, volte à massa e trabalhe-a dando-lhe a forma de um grande cilindro 28. Divida em 13 pedaços com peso de 65 g cada e dê a cada um a forma de bola com as mãos 29. Uma vez prontas, coloque as bolas em uma bandeja forrada com papel manteiga 30 e deixe crescer por cerca de 1 hora à temperatura de 28-30°C ou no forno desligado com a luz acesa.

Após o tempo de crescimento, pegue as bolas e molde-as em forma de disco, achatando-as ligeiramente com a pressão dos dedos 31. Separe uma bola e com ela crie um pequeno cilindro. Com a ajuda de uma espátula, crie pequenos pedaços de massa com cerca de 2 cm de comprimento 32 e forme pequenas bolas. Agora, misture o ragu e o bechamel já frios em uma tigela 33 e misture bem.

Agora proceda para rechear as rizzuole: coloque no centro do disco uma colher de ragu já frio misturado com bechamel 34. Feche a massa com o recheio unindo as bordas e aplicando uma ligeira pressão com os dedos para selar melhor 35. Proceda fechando também as outras bordas dando assim a forma de um saquinho 36.

Com as mãos, dê ao seu saquinho uma forma esférica. Repita a operação para todas as demais bolas de massa. Em seguida, coloque os saquinhos recheados em uma bandeja forrada com papel manteiga. Agora, pegue uma tigelinha e quebre um ovo. Pincele a parte superior das rizzuole com o ovo 37 para colocar a bola que você preparou anteriormente. Mergulhe as rizzuole no ovo 38 e em seguida passe no pão ralado 39, garantindo que adira de forma uniforme.

Finalmente, pegue uma panela e aqueça o óleo. Quando atingir a temperatura de 170°C (você pode verificar com um termômetro de cozinha), com uma escumadeira, mergulhe 3-4 rizzuole 40 até que fiquem douradas. Vire-as de vez em quando para garantir que fritem por igual. Uma vez prontas, transfira-as para uma bandeja com papel absorvente para escorrer o excesso de óleo 41. As suas rizzuole com ragu bechamel e ervilhas estão prontas para serem saboreadas ainda quentes 42!

Conservação

As rizzuole com ragu bechamel e ervilhas podem ser conservadas na geladeira por 2-3 dias. Antes de servir, aqueça levemente.

Podem ser congeladas uma vez cozidas, se você usou apenas ingredientes frescos.

O ragu pode ser conservado na geladeira, fechado em um recipiente hermético, por no máximo 2-3 dias.

É possível congelar o ragu se você usou apenas ingredientes frescos.

Conselho

Rizzuole perfeitas? Certifique-se de que o ragu esteja bem frio e compacto para evitar que o recheio vaze durante a cozedura! Além disso, se você não gosta de extrato de tomate, não se preocupe! Você pode usar um tomate normal, adicionando fécula de batata ou amido de milho até obter uma consistência compacta que evitará vazamentos indesejados de ragu durante a cozedura.

Curiosidade

Se você estiver na Sicília, não pode deixar de visitar uma rotisseria siciliana. Ela produz tais delícias locais que se tornam símbolo da rotisseria como ravazzate, rizzuole e íris. De fato, por rotisseria siciliana entendem-se as preparações típicamente vendidas nesses estabelecimentos comerciais. Em muitos casos, trata-se de massas recheadas e cozidas no forno, produtos que abrigam todos os sabores autênticos desta magnífica terra!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.