Rosquinhas doces de batata
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 10
- Notas + o tempo de fermentação (cerca de 2 h)
APRESENTAÇÃO
As rosquinhas doces de batata são um verdadeiro mimo: fofas, perfumadas e irresistivelmente deliciosas, perfeitas para saborear ainda mornas com uma generosa cobertura de açúcar, como manda a tradição.
Uma massa macia e fermentada, enriquecida pela presença das batatas, assim como se faz para as clássicas Graffe, dá a estas rosquinhas uma consistência única: leves e super delicadas ao morder.
Ideais como doce de Carnaval, mas também para um lanche especial ou um café da manhã diferente do habitual, estas rosquinhas fritas conquistam a todos com sua simplicidade. Se você ama doces fritos e receitas tradicionais, esta é uma daquelas preparações para marcar e refazer: são necessários poucos ingredientes para trazer à mesa rosquinhas doces de batata feitas em casa que cheiram a festa.
E se você amou esta receita, aqui estão outras rosquinhas para não perder:
INGREDIENTES
- para 10 rosquinhas
- Batatas 350 g
- Farinha tipo 00 250 g
- Farinha Manitoba 250 g
- Leite inteiro 125 g
- Ovos 2
- Açúcar 60 g
- Manteiga 60 g - em temperatura ambiente
- Fermento biológico fresco 10 g
- Extrato de baunilha quanto baste
- Sal fino quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim 1 l
- para decorar
- Açúcar 200 g
Preparação
Para preparar as rosquinhas doces de batata, cozinhe as batatas com toda a casca, começando com água fria. Quando estiverem bem cozidas, levará cerca de 40 minutos, escorra-as 2, amasse com um espremedor de batatas 3 e deixe esfriar completamente.
Neste ponto, dissolva o fermento no leite apenas morno 4. Despeje na tigela da batedeira as farinhas 5 e o açúcar 6.
Adicione o extrato de baunilha 7, o sal 8 e o leite com o fermento 9.
Adicione também o purê de batatas já frio 10. Comece a trabalhar com a pá, então acrescente os ovos aos poucos 11. Depois de alguns minutos, adicione também a manteiga macia em pedaços, à temperatura ambiente, esperando que cada pedaço seja absorvido antes de adicionar o próximo 12. Trabalhe por mais alguns minutos: você deve obter uma massa macia e bastante pegajosa (a consistência pode variar dependendo do tipo de batata utilizada).
Transfira a massa para uma superfície de trabalho e trabalhe-a com a ajuda de uma espátula 13. Nesta fase, tente não adicionar farinha, caso contrário, as rosquinhas ficarão duras. Forme uma bola e coloque-a em uma tigela levemente untada. Cubra com filme plástico 14 e deixe crescer por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho 15.
Após o tempo de fermentação, vire novamente a massa sobre a superfície de trabalho e faça algumas dobras com a ajuda de uma leve camada de farinha. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Agora, estenda a massa com um rolo 16 até obter um disco de cerca de 35 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Corte as rosquinhas com um cortador de 11,5 cm 17, depois crie o furo central com um cortador de 3,5 cm 18.
Extraia o círculo de massa para liberar o furo 19. Coloque cada rosquinha em um quadrado de papel manteiga ligeiramente maior 20: desta forma, você pode mergulhá-las mais facilmente no óleo sem deformá-las 21. Amasse novamente as sobras, deixe descansar alguns minutos, depois estenda até obter uma espessura de 2 cm e corte mais 3 rosquinhas. Estas serão as últimas a serem fritas.
Neste ponto, despeje o óleo de semente em uma panela grande e funda e aqueça-o a 175°C, utilizando, se possível, um termômetro de cozinha para monitorá-lo. Frite 1-2 rosquinhas por vez 22, virando apenas uma vez durante o cozimento 23. Quando estiverem bem infladas e douradas, escorra-as 24.
Transfira as rosquinhas fritas para uma bandeja com papel absorvente, depois passe-as imediatamente no açúcar granulado 26, de forma que fiquem bem cobertas. As rosquinhas doces de batata estão prontas para serem saboreadas, quentes serão ainda mais saborosas 27!