Salada Russa

/5

APRESENTAÇÃO

Poucas receitas dividem os amantes da culinária como a salada russa, o aperitivo frio mais icônico da tradição caseira italiana. Cremosa, colorida e rica de sabor, a salada russa tem suas origens na salada Olivier, a versão russa original que também inclui carne entre os ingredientes principais. Em outros países, ela recebe nomes diferentes: na Alemanha e na Dinamarca, por exemplo, é conhecida como salada à italiana.

Cada região e cada família tem sua variante: na Polônia, adicionam-se maçãs e aipo-rábano, enquanto na Itália as protagonistas continuam sendo cenouras, batatas, ervilhas, Ovos cozidos e Maionese, assim como na clássica Salada caprichosa. Esta é a receita da salada russa tradicional italiana, aquela que por gerações une as famílias ao redor da mesa nas festas. Sirva como aperitivo, talvez dentro de fragrantes Vol-au-vent recheados, ou como acompanhamento, em porções individuais ou em uma grande travessa decorada com picles, ovos cozidos e montinhos de maionese: será perfeita para o Natal, Ano Novo ou um almoço de domingo recheado de tradição e convivência.

Descubra também nossa salada russa com atum e a Salada russa da horta, uma deliciosa versão com vegetais de inverno!

Para a temporada de verão, experimente a Salada de batata e atum.

INGREDIENTES

Batatas 500 g
Ervilhas 300 g
Cenouras 200 g
Pepininhos em conserva 50 g
Ovos 2
Azeite virgem extra 30 g -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a maionese
Ovos 1 - em temperatura ambiente
Óleo de girassol 200 g
Suco de limão 25 g
Vinagre de vinho branco 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a salada russa, primeiro cozinhe as batatas por cerca de 40 minutos após a água começar a ferver, começando com água fria 1. Prepare os ovos cozidos colocando-os em água fria 2 e contando 7 minutos a partir do momento em que a água ferver. Enquanto isso, descasque as cenouras 3.

Branqueie também as cenouras em água salgada fervente por 10 minutos 4; elas devem ficar um pouco crocantes. Branqueie também as ervilhas 5 por cerca de 1 minuto; você pode usar a mesma água das cenouras. Enquanto isso, corte os picles em cubos de cerca de 5 mm 6 e transfira-os para uma tigela grande.

Descasque os ovos que você resfriou 7 e corte-os em cubos do mesmo tamanho 8. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra e descasque-as 9.

Sempre corte em cubos de meio centímetro 10, depois faça o mesmo com as cenouras 11. Adicione tudo dentro da tigela com os picles 12. Misture e deixe resfriar na geladeira por pelo menos 15 minutos.

Agora, prepare a maionese: despeje no recipiente do mixer o ovo e o óleo 13. Bata com um mixer de imersão mantendo a gema no centro do liquidificador 14 até obter a consistência da maionese 15.

Adicione uma pitada de sal 16, o suco de limão e o vinagre 17. Misture novamente 18.

Incorpore a maionese 19, adicione o óleo e misture bem para que tudo se integre 20. Sua salada russa está pronta para ser servida 21!

Conservação

A salada russa pode ser conservada na geladeira por cerca de 3 dias, em um recipiente hermético. Não é recomendada a congelamento.

Conselho

Você pode personalizar sua salada russa com os mais variados ingredientes, lembrando algumas regras simples: os vegetais não devem estar muito moles, mas sim crocantes; não escolha ingredientes muito aquosos ou que soltem cor (como as beterrabas); finalmente, utilize uma maionese caseira, mas sem exagerar nas quantidades.

Se você quiser tornar a salada russa ainda mais rica, experimente esfarelar atum na maionese antes de incorporá-la!

Além de ser uma ótima receita vegetariana para o Natal, a salada russa é perfeita também para rechear o tradicional Panetone gastronômico ou sanduíches originais e apetitosos... experimente nossa receita de Pãezinhos de cerveja com salada russa de primavera!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.