Salmão crocante sobre creme de cannellini

- Energía Kcal 590
- Carboidratos g 16.3
- dos quais açúcares g 5.9
- Proteína g 42.4
- Gorduras g 39.4
- das quais gorduras saturadas g 8.02
- Fibra g 10.8
- Colesterol mg 63
- Sódio mg 1339
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
O salmão crocante sobre creme de cannellini é um segundo prato que reúne uma mistura irresistível de sabores e aromas. A particularidade desta receita começa já no corte do salmão: cortando-o ao meio e abrindo-o como um livro, criam-se borboletas de salmão, perfeitas para serem grelhadas ou fritas graças à sua espessura média, que permite um cozimento uniforme e rápido, sem correr o risco de queimá-las. As borboletas de salmão norueguês são então cobertas por uma farofa composta por ervas aromáticas e pistaches triturados. Juntos, formam uma cobertura crocante e perfumada que cria uma combinação especial com a consistência densa e o sabor delicado e aromático do creme de cannellini, temperado com sálvia e alecrim. A textura suave dos feijões cannellini é ideal para a realização de cremes e sopas, mas também para deliciosas almôndegas de cannellini. Para realizar esta receita, basta deixar dourar por alguns minutos o salmão crocante na grelha, de forma a manter suas carnes macias e suculentas e colocá-lo sobre uma cama de creme para criar um prato realmente original e delicioso. Cozinhe o salmão crocante sobre creme de cannellini e você trará à mesa um prato impactante, simples e rápido de preparar!
INGREDIENTES
- Ingredientes para as borboletas de salmão
- Filé de salmão 800 g
- Farinha de rosca 20 g
- Claras 1
- Endro 2 raminhos
- Tomilho 2 raminhos
- Salsa 1 punhado
- Granulado de pistache 40 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para o creme de cannellini
- Feijão canelini pré-cozido 500 g
- Sálvia 3 folhas
- Alecrim 1 raminho
- Alho 1 dente
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Caldo de legumes quanto baste
Preparação

Para preparar o salmão crocante sobre creme de cannellini, comece retirando as espinhas do filé de salmão: use uma pinça e elimine as espinhas que se encontram ao longo do dorso; uma vez executada essa operação, passe a mão nas carnes para garantir que todas foram retiradas. Em seguida, faça o corte em borboleta: corte o filé em 4 fatias largas de aproximadamente três dedos 1 e faça um corte no meio de cada fatia, sem cortar completamente 2; por último, abra as fatias de salmão como um livro 3, coloque-as em um prato e reserve. Este corte pode ser feito mesmo se você tiver um filé de salmão com pele.

Agora prepare as ervas aromáticas que você usará para cobrir as suas borboletas de salmão: pique finamente um punhado de salsa 4, 2 raminhos de tomilho 5 e 2 raminhos de endro 6.

Despeje uma picada de pistaches descascados em uma assadeira 7 e junte também a mistura de ervas aromáticas e a farinha de rosca 8, por fim, adicione sal e pimenta a gosto, dessa forma você preparou a farofa. Em seguida, quebre um ovo, elimine a gema e bata levemente a clara 9.

Pincele toda a superfície de cada borboleta de salmão com a clara 10, depois coloque-as na assadeira com a farofa e vire-as de ambos os lados até que fiquem completamente cobertas (11-12). Coloque as borboletas de salmão revestidas em uma bandeja e reserve.

Dedique-se ao creme de cannellini: pegue uma panela grande e aqueça um dente de alho descascado e um fio de azeite extravirgem 13, em seguida adicione a sálvia 14 e o alecrim, deixe fritar por alguns minutos (se quiser, pode retirar o alho depois de temperar o óleo), depois adicione os feijões cannellini previamente demolhados e cozidos 15.

Regue com um par de conchas de caldo de legumes 16, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos, até que os feijões estejam cremosos e secos. Para descobrir como prepará-lo da melhor forma, consulte nossa Escola de Culinária: caldo de legumes. Neste ponto, retire a panela do fogo e passe a mistura com um mixer de imersão 17 diretamente na panela, até obter um creme liso e denso 18.

Agora cozinhe as borboletas de salmão: aqueça bem uma grelha ou uma panela larga, este é um passo importante porque bastarão realmente poucos minutos de cozimento em fogo alto para manter a carne macia, alternativamente, você pode cozinhar o salmão em fogo mais baixo, tendo cuidado para não secar demais a carne. Você pode, alternativamente, cozinhar na panela com um fio de óleo. Cozinhe de ambos os lados em fogo moderado até que o exterior esteja dourado (19-20) e o interior permaneça suculento. Agora é só empratar: forme uma cama de creme de cannellini no prato de servir e coloque a borboleta de salmão por cima, finalize com um raminho de endro, uma pitada de tomilho e um fio de azeite cru 21. Sirva o seu salmão crocante sobre creme de cannellini e aprecie bem quente!