Samosa de atum

/5

APRESENTAÇÃO

O samosa de atum é uma receita fusion que nasce da união de dois apetitosos lanches provenientes de duas diferentes partes do mundo: os samosa e as spanakopita. Os primeiros vêm da Índia e são caracterizados por um recheio macio e temperado, geralmente feito com uma mistura de batatas e legumes; os segundos nascem na Grécia e se distinguem pelo seu invólucro crocante. Nós pegamos o melhor de ambos os países e criamos os samosa de atum, pequenos pacotes rústicos com uma casca crocante recheados com uma mistura de batatas e atum em conserva, tão simples quanto saborosa! Um verdadeiro deleite para os amantes do street food, que poderão prepará-los facilmente em casa para satisfazer o apetite de amigos e familiares em busca de algo gostoso para morder!

Com o atum, é possível fazer inúmeras receitas, incluindo deliciosas almôndegas que você pode combinar com os samosa para um saboroso aperitivo!

INGREDIENTES

Ingredientes para 10 samosas
Atum em conserva 100 g - escorrido
Batatas 750 g
Massa folhada 250 g
Chalota 1
Alho 1 dente
Salsa 1 ramalhete
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparo

Para preparar os samosa de atum, primeiro lave as batatas, coloque-as em uma panela com água fria e cozinhe por cerca de 40 minutos 1, até que você consiga perfurá-las facilmente com um garfo. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e pique finamente a cebola e o dente de alho 3,

depois lave e pique a salsinha 4. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as 5, descasque-as e corte em pedaços 6.

Agora aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira, adicione o alho e a cebola picados 7 e deixe refogar em fogo médio por cerca de 10 minutos, ajudando-se, se necessário, com um pouco da água de cozimento das batatas para evitar que queime. Quando o refogado ficar transparente, adicione as batatas cozidas 8, sal, pimenta e misture por cerca de 5 minutos para secá-las do excesso de água, obtendo assim uma consistência macia e compacta 9.

Deixe as batatas esfriarem um pouco, depois transfira-as para uma tigela; adicione a salsinha picada 10 e o atum escorrido 11 e misture bem para incorporar todos os ingredientes 12.

Agora pegue a massa filo e separe cuidadosamente as folhas 13: sobreponha 2 folhas de cada vez para obter 5 retângulos formados por uma camada dupla. Divida cada retângulo ao meio no sentido do comprimento 14, assim você terá 10 tiras para rechear. Pegue uma colher de sopa da mistura de batata e atum e coloque na base de cada tira, depois pincele as bordas com um pouco de água 15

e dobre a massa de modo que a base combine com um dos lados, formando um triângulo 16. Continue dobrando a massa dessa forma até chegar à extremidade oposta da tira; neste ponto, pincele as bordas com um pouco de água 17 e sele o pacotinho pressionando delicadamente com os dedos 18. Proceda da mesma maneira com as tiras restantes de massa filo, tomando cuidado para não exagerar no recheio, pois ele pode escapar durante a fritura.

Depois de montar todos os samosa, aqueça o óleo vegetal em uma panela até uma temperatura de 170° e frite um de cada vez por cerca de 3 minutos, virando-o de ambos os lados 19. Assim que a massa filo começar a adquirir uma cor dourada, escorra os samosa com uma escumadeira 20 e transfira-os para um papel toalha para escorrer o excesso de óleo: seus fragrantes samosa de atum estão prontos para serem saboreados 21!

Conservação

Recomendamos consumir os samosa de atum assim que estiverem prontos. Você pode preparar a mistura de batata e atum com antecedência e armazená-la na geladeira por até 3 dias, mas é preferível montar e fritar os samosa na hora. Não recomendamos congelar.

Conselho

Você pode dar um toque picante ao recheio adicionando um pouco de pimenta e acompanhar os samosa de atum com uma salada fresca de pepino e um simples molho de iogurte com cebolinha. Se desejar, você pode assar os samosa no forno a 180° por cerca de 20 minutos, pincelando-os antes com ovo batido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.