Spaghetti all'acqua pazza

/5

APRESENTAÇÃO

Os spaghetti alla água louca celebram o mar e a cozinha italiana mais autêntica, onde poucos ingredientes se juntam para criar um resultado realmente surpreendente. O nome "água louca" deriva da tradição marinheira, pois os pescadores utilizavam a água do mar e o pouco que tinham à disposição para realçar o sabor do peixe fresco. Hoje em dia, essa preparação é geralmente usada para cozinhar peixes mais nobres, como o robalo alla água louca. A chave deste prato principal é o Caldo de peixe, um caldo rico e aromático feito com os restos da dourada, que, juntamente com os aromas, cria uma base saborosa e leve, perfeita para temperar o molho de tomates cereja. Simples, mas ricos em sabor, os spaghetti alla água louca são um prato principal de peixe para todas as ocasiões, das informais às mais especiais.

Descubra também estas receitas com água louca:

 

INGREDIENTES

Espaguete 320 g
Dourada 800 g - (para limpar)
Tomates Pachino 500 g
Alho 1 dente
Vinho branco seco 50 ml
Salsa quanto baste - para picar
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alhos-porós 1
Cebolas brancas ½
para o caldo
Vinho branco seco 100 ml
Alho 1 dente
Salsa quanto baste - para picar
Água quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti alla água louca, a primeira coisa a fazer é se dedicar à Como limpar a dourada. Desescame a dourada sob água corrente com o utensílio apropriado ou com o dorso de uma faca. Remova as barbatanas e faça um corte no ventre. Retire as vísceras e enxágue sob água corrente para eliminar todas as impurezas. Faça um corte oblíquo logo após as brânquias 1 que se conecte ao corte anterior. Em seguida, faça um corte na parte dorsal 2 seguindo a coluna vertebral, assim obterá o primeiro filé 3. Repita o mesmo procedimento para o segundo filé. Guarde os restos (exceto as vísceras) pois serão usados para preparar o caldo de peixe.

Com uma pinça, remova eventuais espinhas 4. Corte os filés primeiro em tiras 5 e depois em cubos 6.

Prepare o caldo: em uma panela, despeje o óleo, acrescente a cebola 7 e o alho-poró, picados finamente 8. Deixe refogar por alguns minutos, depois adicione os restos da dourada 9.

Doure brevemente 10, depois regue com vinho branco 11 e, uma vez que toda a parte alcoólica tenha evaporado, cubra com água 12.

Aromatize com pimenta em grãos 12 e salsinha 13. Cubra com uma tampa 15 e cozinhe, em fogo médio-baixo, por 30 minutos.

Enquanto isso, pique finamente o alho 16 e corte os tomates cereja ao meio 17. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite, adicione o alho 18 e refogue por alguns minutos.

Adicione os tomates cereja 19, tempere com sal e pimenta 20 e cozinhe, em fogo médio, por 2 minutos. Nesse ponto, adicione os cubos de dourada 21.

Regue com vinho branco 22 e deixe evaporar toda a parte alcoólica. Enquanto isso, coe o caldo dos restos da dourada 23 e despeje uma concha na frigideira 24.

Cubra com tampa 25 e termine o cozimento adicionando mais caldo conforme necessário. Cozinhe a massa em bastante água salgada 26, escorra-a al dente e transfira-a para a frigideira 27. Misture bem para temperar a massa e salteie em fogo alto até que o molho tenha engrossado.

Tempere com salsinha picada 28 e misture com um fio de azeite 29, depois sirva nos pratos 30.

Complete os pratos com mais salsinha picada 31 e um fio de azeite 32. Seus spaghetti alla água louca estão prontos para serem degustados 33!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os spaghetti alla água louca; se sobrar, você pode armazená-los na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético.

É possível congelar o molho se você usou ingredientes frescos não descongelados.

O caldo de peixe também pode ser congelado ou armazenado na geladeira por alguns dias.

Conselho

Robalo, cabra-cabaça, bacalhau: a escolha do peixe que preferir ou que tiver disponível é sua!

Se desejar dar um toque picante, basta adicionar uma pimenta cortada em rodelas ao molho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.