Robalo ao papelote

/5

APRESENTAÇÃO

O robalo ao papelote é um segundo prato leve e perfumado. O cozimento ao papelote permite preservar os sabores naturais dos ingredientes, mantendo o robalo macio e suculento; isso contrasta com a leve crocância dos alcachofras. O calor envolve o peixe suavemente, criando um ambiente de cozimento úmido, de modo que o peixe absorve todos os sabores e aromas dos outros ingredientes. Servi-lo diretamente no papelote permite reter todo o perfume e vapor que se desprende no momento da abertura. Ideal para quem ama trazer à mesa sabores autênticos, leves e cheios de gosto.

Se estiver procurando outras receitas com robalo, não perca:

INGREDIENTES
Robalo 1 ¼ kg - para limpar e porcionar, ou 4 filés de 200 g cada
Alcachofras 2
Limões 1
Tomilho-limão 8 raminhos
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o robalo ao papelote, comece pela Como limpar o robalo (spigola). Corte as barbatanas 1, depois descame sob um jato de água corrente com o utensílio apropriado ou com o dorso de uma faca. Corte ao longo do ventre, retire as vísceras e enxágue novamente. Faça um corte diagonal, logo após as guelras, que comece no dorso e se una ao corte feito anteriormente no ventre 2. Corte a cauda e a parte dorsal do peixe seguindo a coluna vertebral 3, uma vez obtido o primeiro filé, prossiga da mesma forma para o segundo.

Retire eventuais espinhas e impurezas 4. Corte os filés em losangos 5 e depois corte a pele 6. Reserve.

Agora dedique-se à Como limpar alcachofras. Retire as folhas externas e mais duras 7. Descasque o caule 8 e em seguida retire as pontas com um corte reto 9.

Corte-as ao meio e retire a penugem interna 10, depois corte em quartos 11. À medida que forem sendo limpas, mergulhe-as em água acidulada 12.

Fatie o alho 13. Corte 4 folhas de papel manteiga e sobreponha-as a 4 folhas de papel alumínio. No centro, coloque as alcachofras, o alho 14 e algumas fatias de limão 15.

Adicione um pedaço de robalo 16 e tempere com azeite 17, sal e pimenta 18.

Complete com alguns ramos de tomilho limão 19. Feche o papel manteiga como um pacote 20 21.

Feche o papel alumínio como uma bala 22. Coloque os pacotes em uma assadeira 23 e asse em forno estático, pré-aquecido, a 200°C por 20-25 minutos. O robalo ao papelote está pronto para ser servido diretamente no papelote 24.

Conservação

O robalo ao papelote deve ser consumido logo após estar pronto, mas, se sobrar, pode ser conservado na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 1 dia.

Conselho

Para uma versão mais mediterrânea, adicione tomatinhos cortados ao meio, azeitonas pretas e alcaparras. Para um aroma ainda mais fresco, substitua o limão por fatias de laranja e limão-taiti e adicione uma pitada de gengibre ralado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.