Filé de robalo com erva-doce caramelizada e molho de laranja

/5

APRESENTAÇÃO

O filé de robalo com erva-doce caramelizada e molho de laranja é um prato principal que transforma qualquer mesa em uma experiência gourmet. Com sua elegância natural, esta receita une a maciez do robalo à doçura envolvente do erva-doce caramelizado, enquanto o molho de laranja traz uma frescura cítrica que equilibra cada mordida. Perfeito para ocasiões especiais, como um almoço festivo ou um jantar para recordar, conquista no primeiro sabor e não deixa indiferentes nem os paladares mais exigentes. E o melhor? Não é preciso ser chef para conseguir: basta seguir os passos para trazer à mesa uma obra-prima com o mínimo esforço!

Se você está procurando outras receitas com robalo, experimente também:

INGREDIENTES

Para o filé de robalo
Robalo 2 - (de cerca de 800 g cada um)
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o erva-doce caramelizado
Funcho 2
Manteiga 100 g
Açúcar mascavo 2 colheres
Vinagre balsâmico 1 colher
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de laranja
suco de laranja 2
Mel 1 colher
Manteiga 20 g
Amido de milho (maizena) 1 colherinha
Água 50 g
Vinho branco seco 50 g
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o filé de robalo com erva-doce caramelizada e molho de laranja, comece com a Como limpar o robalo (spigola). Faça um corte no ventre, chegando até abaixo da cabeça, retire as vísceras e enxágue em água corrente para eliminar todas as impurezas. Corte as barbatanas ventrais 1. Remova as escamas com a ferramenta apropriada ou com o dorso de uma faca, sob água corrente 2. Faça um corte oblíquo 3, logo após as guelras, começando do dorso e que se encontre com o corte feito no ventre.

Faça um corte na cauda e na parte dorsal do peixe seguindo a coluna vertebral 4. Desta forma, você terá obtido o primeiro filé 5, repita o mesmo procedimento para o segundo filé. Remova com a pinça eventuais espinhas 6.

Corte os filés em losangos de cerca de 5-6 cm de comprimento 7. Faça 2-3 cortes no lado da pele 8. Coloque-os em uma assadeira e tempere com óleo e sal 9. Reserve.

Limpe a erva-doce, eliminando as folhas e a base mais dura, depois corte em fatias 10. Em uma frigideira, derreta a manteiga 11, depois adicione a erva-doce 12 e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que comecem a dourar.

Adicione o açúcar mascavo 13, mexa e cozinhe por mais 5-7 minutos, a erva-doce deve estar caramelizada e macia. Adicione o vinagre balsâmico na frigideira 14, ajuste o sal e a pimenta 15. Mexa mais uma vez para misturar os temperos, depois retire do fogo, cubra com a tampa e mantenha quente até o momento de servir.

Esprema as laranjas 16 e coloque o suco em uma panela. Adicione o vinho branco 17, o mel 18 e leve para ferver.

Adicione um pouco de água 19 e reduza o molho em fogo médio por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, dissolva o amido de milho em um pouco de água 20. Após esse tempo, adicione o amido de milho ao molho 21, mexendo continuamente até que engrosse.

Adicione a manteiga 22, ajuste o sal e a pimenta 23 e mexa uma última vez. Retire do fogo e mantenha quente até o momento de servir. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto, adicione os filés de robalo com a pele voltada para baixo 24.

Cozinhe por 3-4 minutos, a pele deve estar crocante e dourada 25. Vire os filés e cozinhe por mais 2-3 minutos. Sirva colocando a erva-doce caramelizada no centro do prato 26, coloque os filés de robalo sobre ela 27.

Despeje o molho de laranja sobre o peixe e no fundo do prato 28 e complete com as folhas da erva-doce 29. Seu robalo com erva-doce caramelizada e molho de laranja está pronto para ser saboreado 30!

Conservação

O filé de robalo com erva-doce caramelizada e molho de laranja pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias.

Conselho

Para dar ainda mais sabor ao molho de laranja, você pode usar tanto o suco quanto a casca ralada das laranjas e substituir a água por caldo de peixe. Você pode decorar o prato também adicionando uma pitada de casca de laranja ralada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.