Maritozzi
- Fácil
- 60 min
- Kcal 346
O stollen, também conhecido como Christstollen ou Weihnachtsstollen, é um doce alemão que é preparado em toda a Alemanha durante o período natalino. O stollen é uma massa doce fermentada, perfumada com várias especiarias e enriquecida com frutas cristalizadas, secas e amêndoas torradas, com uma consistência macia semelhante ao pão, coberta com uma camada de açúcar de confeiteiro.
O Stollen é preparado em toda a Alemanha, em diferentes variantes, mas sua origem pode ser rastreada à cidade de Dresden, onde há registros deste doce desde 1474. O Dresdner Stollen (Stollen de Dresden) possui indicação geográfica protegida e apenas 150 padeiros de Dresden produzem a versão oficial.
A receita do stollen que apresentamos requer um pouco de paciência na preparação e a adição de um bastão de marzipã no centro: será perfeito para suas noites natalinas ou como um delicioso presente para oferecer a amigos e familiares.
Para preparar o stollen, comece cortando a laranja cristalizada em fatias e reduzindo-a a cubos (1-2). Coloque-a de molho junto com as passas em uma tigela com água morna, de modo que tudo fique coberto e com 50 ml de rum retirados da dose total 3.
Enquanto isso, disponha as amêndoas sem pele em uma assadeira e torre-as no forno, até que fiquem crocantes, mas não muito coloridas 4. Se tiver amêndoas com pele, escalde-as por 5 minutos em água fervente e depois retire a pele, que sairá facilmente. Quando as amêndoas estiverem frias, pique-as grosseiramente 5 e reserve. Rale a casca do limão e o gengibre em uma tigela e reserve 6.
Dissolva o fermento (você pode usar também um cubo de fermento biológico fresco esfarelado) em um pouco de leite morno (retirado da dose total da receita) e adicione uma colher de chá de mel (7-8). Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro, onde você despejará o fermento 9.
Misture com uma colher, incorporando ao fermento um pouco de farinha, até obter uma mistura semelhante a uma massa líquida, que você deixará assim no centro sem misturar 10. Cubra tudo com filme plástico 11 e deixe fermentar por pelo menos meia hora em um local morno, até que a mistura dobre de volume 12.
Enquanto a massa fermenta, corte uma fava de baunilha ao meio e raspe suas sementes internas com a lâmina de uma faca pequena 13. Coloque a fava aberta e as sementes em infusão, dentro de uma tigela contendo o restante do leite que você aqueceu 14. Em seguida, derreta a manteiga e deixe esfriar; finalmente, escorra as passas e a laranja cristalizada, seque com papel toalha, passe na farinha 15 e depois em uma peneira para remover o excesso.
Neste ponto, em uma tigela, bata os dois ovos e adicione o leite no qual você havia colocado a baunilha em infusão (eliminando previamente a fava) 16. Adicione o sal e o cardamomo 18 e por fim
a casca de limão e o gengibre ralados 19. Despeje a mistura de fermento e farinha na tigela de uma batedeira (ou em uma tigela grande, se amassar à mão) e ligue a máquina com a pá (velocidade baixa). Despeje dentro da tigela a mistura de ovos e leite 20, em seguida, mais 50 ml de rum 21 e o açúcar.
Por último, adicione a manteiga derretida morna aos poucos 22. Assim que os ingredientes estiverem incorporados, retire a pá e coloque o gancho, depois amasse por cerca de 10 minutos até que a massa esteja homogênea e completamente aderida ao gancho. Adicione as amêndoas picadas (frias) e depois as passas e a laranja cristalizada enfarinhadas 23 e amasse por mais alguns minutos. Coloque a massa em uma superfície de trabalho, dê uma forma redonda 24.
Em seguida, coloque-a em uma tigela grande, cubra com filme plástico e deixe fermentar por uma hora em um local morno 25. Enquanto isso, pegue o marzipã e dê-lhe uma forma cilíndrica 26. Após o tempo de fermentação, coloque a massa sobre uma superfície de trabalho, dê-lhe uma forma retangular e com o rolo de massa, pressione no centro, alongando um pouco a massa para obter nos lados mais longos um inchaço mais espesso que o outro 27.
Dobre os lados mais curtos para dentro para restaurar a forma retangular da massa 28. Coloque no buraco obtido, em direção ao inchaço maior, o bastão de marzipã, depois feche o lado mais fino sobre o mais grosso 30 e
pressione com o rolo de massa no centro, para selar bem e conferir a forma clássica ao stollen 31. Modele um pouco com as mãos para dar ao stollen uma forma regular 32 e coloque-o em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 60-70 minutos, até que o stollen esteja dourado 33.
Assim que for retirado do forno, pincele imediatamente com manteiga derretida 34 e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro peneirado 35, depois deixe esfriar sobre uma grade. Embrulhe-o então em papel alumínio e deixe descansar o stollen em um local fresco (mas não na geladeira) por alguns dias antes de consumi-lo, para que absorva umidade e atinja a consistência clássica. Feliz Stollen e Feliz Natal a todos!!