Strudel de verão de pêssego

/5

APRESENTAÇÃO

Vamos preparar juntos o strudel de verão de pêssegos, uma alternativa ao clássico Strudel de Maçã perfeita para a estação mais quente! A massa básica é a usual que, como manda a tradição, deve ser esticada delicadamente e o máximo possível, até ficar quase transparente; só assim você terá certeza de que a massa, mesmo na camada mais interna, ficará bem cozida. Para o recheio, procuramos entre as frutas da estação e escolhemos uma das mais doces. Depois de tentar fazê-lo com pêssegos, ficamos realmente satisfeitos! Enriquecemos o strudel com nozes-pecã e adicionamos a farinha de rosca que servirá para absorver todo o suco dos pêssegos liberado na cocção, garantindo a umidade certa. Perfumado com limão e baunilha, o strudel de verão de pêssegos alegrará suas noites ao ar livre: lembre-se de servi-lo junto com uma bola de sorvete de creme para um resultado verdadeiramente delicioso!

Descubra nossas receitas para preparar outras variações de strudel, tanto doces quanto salgadas:

INGREDIENTES

Para a massa
Farinha tipo 00 150 g
Ovos 55 g - (1 médio)
Água 30 g - à temperatura ambiente
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Pêssegos 1 kg
nozes 70 g
Farinha de rosca 100 g
Açúcar mascavo 50 g
Manteiga 50 g
Casca de limão 1
Extrato de baunilha 1 colherinha
Para pincelar
Manteiga 40 g
Para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Em uma tigela, adicione a farinha, a água 1, o ovo 2 e o óleo 3.

Adicione também o sal 4 e misture os ingredientes com um garfo 5. Em seguida, trabalhe a massa com as mãos 6.

Quando obter uma massa homogênea, transfira-a para uma superfície e trabalhe até obter uma massa macia, lisa e elástica 7. Forme uma bola 8, cubra com filme plástico, ou com uma tigela, e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio: derreta a manteiga e reserve, depois descasque os pêssegos 9.

Retire a polpa ao redor do caroço e elimine-o 10. Corte a polpa dos pêssegos em pedaços de cerca de 3 cm 11 e transfira-os para uma tigela grande. Adicione o açúcar mascavo aos pêssegos 12.

Adicione também a farinha de rosca 13 e a manteiga derretida morna 14. Misture bem 15.

Adicione a baunilha 16, a casca de limão ralada 17 e as nozes-pecã 18.

Mexa bem 19 e reserve. Derreta a manteiga que será usada para pincelar o strudel. Coloque um pano de prato sobre a bancada e polvilhe com um pouco de farinha. Transfira a massa do strudel para o pano e adicione mais um pouco de farinha 20. Comece a estender a massa com o rolo até obter uma espessura de cerca de 4 mm 21.

Agora, muito delicadamente, continue a estendê-la com as mãos, até obter um retângulo muito fino, quase transparente 22. Pincele com parte da manteiga derretida 23 e transfira a mistura de pêssegos para o lado esquerdo do retângulo 24, deixando um espaço livre.

Então, levante a massa à esquerda do recheio e dobre-a, tentando cobri-lo o máximo possível 25. Em seguida, dobre as bordas laterais, beliscando a massa com os dedos 26. Agora, enrole o strudel com a ajuda do pano de prato 27.

Depois de enrolar completamente o strudel 28, abra o pano, estenda ainda mais a última camada de massa 29 e sele bem as extremidades 30.

Com a ajuda do pano, transfira o strudel para uma assadeira forrada com papel manteiga 31. Retire o pano delicadamente 32 e pincele toda a superfície com a manteiga derretida restante 33.

Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 35 minutos. Retire do forno 34 e deixe esfriar um pouco. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 35 e sirva o strudel de verão de pêssegos 36!

Conservação

Você pode conservar o strudel de verão de pêssegos por alguns dias na geladeira.

Dica

No lugar das nozes-pecã, você pode usar a mesma quantidade de amêndoas, avelãs ou nozes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.