Tarte Tatin de chalotas

/5

APRESENTAÇÃO

Uma torta invertida não é o fim do mundo! Não se preocupe, portanto, não é para jogar fora. Estamos falando, na verdade, da mais famosa das tortas de cabeça para baixo, a tarte tatin, obra das irmãs com o mesmo nome. Desta vez, no entanto, não usamos as maçãs, como de costume, pensamos em uma versão salgada e saborosa adequada para fazer aperitivos em casa e buffets de festas. É a tatin de chalotas, uma torta rústica para servir aos seus amigos durante uma noite informal. Para torná-la particularmente interessante e também para evocar os aromas da Provença, escolhemos adicionar lavanda fresca que tornará sua tatin de chalotas preciosa. Deixe-se intrigar pela magia desta torta salgada, você vai querer inverter muitas outras, talvez inspirando-se nestas variações:

  • Tatin de erva-doce
  • Tatin de tomates e feta
  • Tatin de flores de abóbora recheadas
  • Mini tarte tatin de cebolinhas

 

INGREDIENTES
Ingredientes para uma frigideira de 22 cm
Massa quebrada 1 rolo - (230 gramas)
Chalota 350 g
Açúcar de cana integral 5 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
Manteiga 10
Pimenta preta quanto baste
Lavanda 1 g

Preparo

Para preparar a tatin de chalotas, comece limpando-as. Depois de descascá-las 1, corte-as ao meio no sentido do comprimento 2 e passe para a lavanda. Uma vez limpa, pique-a finamente, neste ponto você pode ir para o fogão 3.

Em uma frigideira de aço sem cabo de plástico, deixe aquecer óleo e manteiga 4, quando o fundo estiver bem quente, adicione as chalotas com a metade voltada para cima 5. Cozinhe em fogo baixo por um par de minutos. Depois, polvilhe com o açúcar integral 6,

a lavanda 7, sal e pimenta e vire as chalotas para o outro lado 8, cozinhe por mais alguns minutos. Agite a frigideira de vez em quando para misturar 9.

Neste ponto, desligue o fogo e desenrole a massa brisée. Com um cortador de 22 cm, faça um disco 10 para cobrir as chalotas ainda na frigideira 11. Em seguida, dobre as bordas para dentro 12.

Cozinhe em forno estático a 180° por 20 minutos + 5 minutos a 200° 13. Uma vez pronta a sua tarte tatin de chalotas, basta desenformá-la, ainda muito quente, no prato de servir, maior que a frigideira, virando a frigideira e o prato ao mesmo tempo 14 e pronto: bom apetite 15!

Conservação

Recomenda-se conservar a tatin de chalotas por no máximo um dia, pois a massa brisée perderá consistência. Uma vez cozidas as chalotas, é bom preparar a tatin imediatamente, pois tenderiam a amolecer demais; se necessário, você pode prepará-las com algumas horas de antecedência, tomando cuidado para reduzir sensivelmente o tempo de cozimento na frigideira. Se preferir, você pode congelar a tatin já cozida e descongelá-la conforme necessário; crua ainda na frigideira (deverá ser cozida depois de descongelada).

Dica

Para acompanhar a sua tarte tatin de chalotas, bata 70 g de gorgonzola picante com 70 g de creme de leite fresco e 25 g de leite: você obterá um delicioso creme salgado perfeito para suavizar o doce da tatin! Se não quiser perder a oportunidade de colocar a mão na massa, você pode preparar sua própria massa brisée, talvez enriquecendo a massa com mais lavanda picada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.