Tarte tatin de damascos

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama doces clássicos franceses, você está no lugar certo! Nossa tarte tatin de damascos é uma deliciosa variação da tradicional Tarte tatin de maçãs, aqui revisitada com sabores deliciosamente de verão. A versão que propomos aqui é feita com damascos semi cristalizados, prontos para uso e deliciosos, só resta a você preparar a Massa brisée, uma das bases mais fáceis e rápidas da confeitaria. Desfrute da torta como sobremesa para concluir com um toque requintado seus jantares em família e com amigos.

Experimente conosco outras receitas de tarte tatin, doces e salgadas:

INGREDIENTES

para massa brisée
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 120 g - amolecido
Água 60 g - fria
Sal fino 5 g
para rechear
Açúcar 150 g
Manteiga 80 g
Damascos semi cristalizados 20
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparo

Para preparar a tarte tatin de damascos, comece pela massa brisée. Em uma tigela, coloque a farinha e a manteiga amolecida 1, a água fria 2 e o sal. Misture rapidamente os ingredientes 3 até formar uma bola 3.

Envolva-a em filme plástico e coloque na geladeira por 2 horas. Em uma panela, coloque a manteiga e o açúcar 5, misture e aqueça em fogo baixo 6.

Deixe derreter 7, depois despeje o composto em uma forma de 22 cm de diâmetro 8, gire a forma para distribuir de maneira homogênea. Agora, arrume em espiral os damascos cortados ao meio, deixando o lado plano voltado para baixo 9.

Você deve fazer duas camadas de damascos 10, pressione com a palma da mão 11 e reserve. Recupere a massa brisée 12.

Estenda-a com um rolo 13 até uma espessura de 3 mm. Pegue um anel ou uma tigela um pouco maior que a forma e corte um disco de massa 14. Elimine o excesso 15.

Transfira o disco de massa para cima da forma 16, pressione as bordas 17 e faça alguns furos no centro para liberar o ar durante o cozimento 18.

Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 30 minutos. Quando estiver pronta 19, vire-a em um prato de servir 20 21.

A superfície ficará caramelizada 22. Polvilhe com açúcar de confeiteiro 23 e desfrute da tarte tatin de damascos 24.

Conservação

Recomendamos consumir a tarte tatin de damascos logo após o preparo; alternativamente, é possível conservá-la por um dia, mas ela ficará menos crocante. Não é aconselhável congelar.

Conselho

Em vez de damascos cristalizados, você pode usar damascos frescos, lembrando de aumentar o tempo de cozimento em 10 minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.