Tomatinhos gratinados recheados com bulgur

/5

APRESENTAÇÃO

Os tomatinhos gratinados recheados com bulgur são um aperitivo delicioso que se inspira nos tradicionais tomates recheados ou simplesmente gratinados e encapsula uma mistura de sabores mediterrâneos. Os ingredientes utilizados, de fato, lembram as cores do sul, além de seus aromas: a doçura dos tomatinhos cereja envolve o bulgur, um prato peculiar feito de trigo integral e trigo duro germinado, amplamente difundido no Oriente Médio, onde também é servido como Pilaf ou Tabule. O recheio de bulgur é enriquecido com cenouras e abobrinhas cortadas em cubos, ervilhas frescas e aromatizado com pinhões torrados. Depois de retirar a tampa dos tomatinhos e escavá-los, basta preenchê-los com o bulgur e os legumes salteados em cubos e adicionar uma nota extra de sabor com uma pitada de emmental ralado, que criará uma gratinação ainda mais saborosa. Cubra os tomatinhos recheados com suas tampas e apresente-os também como um fingerfood divertido, para saborear plenamente durante um almoço ou jantar de verão!

E se você é fã de bulgur, experimente também a nossa salada vegana!

INGREDIENTES

Ingredientes para o bulgur
Bulgur 70 g
Água 175 ml
Sal fino ½ colherinha
para 24 tomatinhos
Tomates-cereja 400 g
Cenouras 40 g
Abobrinha bebê 30 g
Ervilhas 30 g
Pinhões 10 g - torrados
Cebolinha fresca 1
Emmental quanto baste - para ralar
Gengibre fresco quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os tomatinhos gratinados recheados com bulgur, comece lavando e secando cuidadosamente os tomatinhos. Coloque-os sobre uma tábua de corte e, com uma faca, corte a tampa superior e reserve 1. Escave os tomatinhos com uma colher, removendo as sementes 2, e deixe-os escorrer virados de cabeça para baixo em uma grade 3.

Enquanto isso, prepare o recheio: descasque uma cenoura, coloque-a sobre uma tábua de corte e corte-a em palitos, depois em cubos 4. Lave bem uma abobrinha em água corrente e limpe-a. Em seguida, corte-a em palitos e depois em cubos 5. Agora descasque as ervilhas frescas em uma tigela, removendo as vagens 6; você deve obter 30 g de ervilhas descascadas.

Em seguida, pegue uma cebolinha fresca, tire o talo e a base e pique-a 7. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente grande e deixe a cebolinha murchar em fogo baixo 8. Em seguida, adicione as cenouras cortadas bem fininhas 9.

Adicione também as ervilhas descascadas 10 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Nos últimos 5 minutos de cozimento, adicione também as abobrinhas em cubos 11, sal e pimenta, e finalize o cozimento. Quando estiver tudo cozido, adicione o gengibre fresco ralado 12.

Neste ponto, cozinhe o bulgur: coloque a água em uma panela, adicione meia colher de chá de sal e leve à fervura, então adicione o bulgur e deixe cozinhar por 7 minutos 13 ou siga as instruções de tempo de cozimento indicadas na embalagem. Uma vez cozido, ou seja, quando o bulgur tiver absorvido a água de cozimento e inchado, cubra por 5 minutos 14. Após esse tempo, adicione-o aos legumes e, se necessário, ajuste o sal e a pimenta 15.

Adicione ao bulgur com os legumes também os pinhões torrados 16 e misture para integrar tudo. Agora pegue uma assadeira ou forma, despeje um fio de óleo 17 e posicione os tomatinhos que você escavou 18, salgando-os levemente.

Então, preencha-os com a mistura de bulgur e legumes 19. Rale a quantidade de emmental que preferir 20 e polvilhe sobre os tomatinhos recheados 21.

Pegue as tampas dos tomatinhos que você reservou e disponha-as sobre os tomatinhos recheados, fechando-os 22. Uma vez fechados, asse em forno estático já aquecido a 180° por 20 minutos, se usar forno ventilado, cozinhe a 160° por 10 minutos 23. Quando estiverem bem dourados e levemente tostados 24, retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva!

Conservação

Conserve os tomatinhos gratinados recheados com bulgur na geladeira bem cobertos com filme plástico ou em um recipiente hermético por no máximo 2 dias e aqueça-os antes de servir. Você pode congelá-los recheados, tanto cozidos quanto crus e, quando necessário, assá-los assim que os tirar do congelador.

Conselho

Já ouviu falar de bulgur? Vale a pena experimentar! Os supermercados geralmente têm, senão você pode tentar procurar nas lojas de alimentos orgânicos ou de comidas étnicas. Se não conseguir encontrá-lo, opte pelo clássico cuscuz. Para um aperitivo ainda mais saboroso, salteie os legumes com alguns filés de anchova, ou coloque um cubo de provolone ou scamorza em cada tomatinho: uma vez aberto o tesouro, você encontrará uma surpresa derretida!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.