Torta com creme de amêndoas, chantilly e ameixas

/5

APRESENTAÇÃO

Existem muitos tipos de Torta de geléia de damasco, desde as clássicas com geleia ou creme, até a Torta de frutas. Com a torta com creme de confeiteiro de amêndoas, chantilly e ameixas, unimos várias preparações para uma sobremesa de verão surpreendente aos olhos e ao paladar. Uma casca fragrante de Massa podre recebe um delicioso Creme de confeiteiro enriquecido com marzipã. Uma suave cobertura de Creme Chantilly com um simples motivo decorativo completa a sobremesa, que fica ainda mais fresca com a presença das ameixas. Doces combinações, decorações requintadas mas acessíveis a todos, para apresentar na mesa uma sobremesa perfeita para o final da refeição, como torta de aniversário ou para qualquer ocasião especial.

Descubra também a delícia de:

INGREDIENTES

Para a massa
Manteiga 110 g
Açúcar de confeiteiro 70 g
Farinha de amêndoas 30 g
Ovos 45 g
Farinha tipo 00 180 g
Fécula de batata 60 g
Sal fino quanto baste
Para o creme de confeiteiro de amêndoas
Leite inteiro 250 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Gemas 75 g
Açúcar 50 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Marzipã 30 g
Baunilha ½
para o chantilly
Creme de leite fresco líquido 350 g
Açúcar de confeiteiro 35 g
Orégano quanto baste - fresco
Fava de baunilha ½
Para decorar
Ameixas 300 g
Amêndoas quanto baste
Orégano quanto baste - fresco (opcional)

Preparação

Para preparar a torta com creme de confeiteiro, chantilly e ameixas: na batedeira planetária, coloque os ingredientes secos 1 2, o sal e a manteiga fria em pedaços 3.

Bata com a pá até que a mistura fique parecida com areia, neste ponto acrescente o ovo 4 e bata devagar até que a massa fique lisa e homogênea. Retire da batedeira e trabalhe brevemente com as mãos 5 para dar uma forma quadrada, então coloque sobre papel manteiga o bloco de massa para embrulhá-lo 6.

Feche bem 7 e com o rolo de massa achate-a mais 8, então coloque sobre uma bandeja 9 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos ou durante a preparação do creme de confeiteiro.

Para o creme de confeiteiro: em uma panela, aqueça até quase ferver o leite, o creme de leite e a fava de baunilha 10, enquanto isso em uma tigela misture as gemas e o açúcar com um batedor manual 11, depois adicione também o amido 12. Mexa novamente para obter uma mistura homogênea.

Despeje no composto de gemas, açúcar e amido o leite (após remover a fava de baunilha) 13, mexa, e coloque de volta no fogo 14, continuando a mexer até que o creme comece a ferver, neste ponto abaixe o fogo e acrescente o marzipã em cubos pequenos 15. Mexa para dissolver. Despeje o creme em um recipiente baixo e largo, cubra com filme plástico e coloque na geladeira até que esfrie. Uma vez pronto, transfira para um saco de confeitar sem bico.

Retire o bloco de massa frola 16, estenda-a a uma espessura de 3-4 mm em uma superfície levemente enfarinhada 17. Corte a base com um anel de 22 cm 18.

Coloque sobre uma assadeira, o papel manteiga ou um tapete slipat, posicione sobre o anel a base de massa frola 19. Em seguida, adicione também a borda de massa frola, feita de uma tira de massa com 2 cm de espessura e 66 cm de comprimento 20. Se você não conseguir mover a tira facilmente, pode fazer duas de 33 cm (ou até mais curtas) e uni-las diretamente na forma. Fure o fundo com um garfo, depois deixe esfriar na geladeira por 30 minutos, para que mantenha melhor a forma durante o cozimento. Asse a base em forno estático pré-aquecido a 175°C, por cerca de 25-30 minutos. Enquanto isso, corte as ameixas em fatias, retire algumas fatias para a decoração, as outras podem ser cortadas em cubos pequenos 21.

Uma vez que a base estiver pronta e fria 21, você pode rechear com o creme de confeiteiro, que também já está frio e colocado no saco de confeitar 23. Distribua também os cubos de ameixa 24.

Corte as amêndoas em 4 partes no sentido do comprimento 25, depois prepare o chantilly batendo o creme de leite fresco com as sementes de meia fava de baunilha 26 e o açúcar de confeiteiro 27. Deve ficar semi batido.

Despeje o creme em um saco de confeitar com bico liso de 10 mm e decore a torta, criando um padrão circular das bordas para o centro 28. Finalmente, decore com as fatias de ameixa 29, as amêndoas e algumas folhinhas de orégano fresco. Sua torta de creme de confeiteiro com amêndoas, chantilly e ameixas está pronta para ser servida 30!

Conservação

A torta de creme de confeiteiro com amêndoas, chantilly e ameixas se conserva na geladeira por alguns dias. Você pode congelar a massa crua e depois descongelá-la na geladeira quando necessário.

O creme pode ser preparado com antecedência e conservado na geladeira em um recipiente hermético.

A massa pode ser assada 1 dia antes e mantida sob uma cúpula de vidro ou preparar a massa e mantê-la crua na geladeira envolta em papel manteiga por 1-2 dias.

Conselho

Se você não tiver o anel, pode usar uma forma redonda do mesmo tamanho. O creme semi batido tem uma consistência fofa e aerada, mas não firme.

A massa pode ser trabalhada também à mão.

A farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de trigo comum, o sabor final de amêndoas será menos intenso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.