Torta integral

- Energía Kcal 468
- Carboidratos g 67.6
- dos quais açúcares g 33.2
- Proteína g 7.6
- Gorduras g 18.6
- das quais gorduras saturadas g 10.35
- Fibra g 4.8
- Colesterol mg 91
- Sódio mg 144
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 10 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas mais o tempo de descanso da massa (30 min.)
APRESENTAÇÃO
A torta integral é uma variação da clássica crostata à base de massa frolla. Trata-se de uma versão mais rústica, com uma mistura de farinha integral e "00". Obtém-se uma casca crocante com um sabor genuíno, para ser recheada a gosto. Nós escolhemos a geleia de pêssegos, mas com a integral também combinam bem geleias de frutas vermelhas, geleia de morango como na torta speziata, ou compotas de maçã. Ou então, por que não, um belo creme de confeiteiro como o da tora amalfitana! Estamos certos de que você vai se apaixonar por esta crostata e por esta massa frolla integral. Seja para o café da manhã ou para um lanche saudável, esta torta será do agrado de todos!
INGREDIENTES
- Ingredientes (para uma forma de 30 cm)
- farinha integral 400 g
- Farinha tipo 00 100 g
- Manteiga 200 g
- Açúcar mascavo 150 g
- Ovos 110 g - (cerca de 2)
- Sal fino 1 pitada
- Canela em pó 1 pitada
- para rechear e decorar
- Geléia de pêssego 250 g
- Açúcar mascavo 25 g
Preparação

Para preparar a torta integral, a primeira coisa que você deve fazer é cortar a manteiga fria em cubos. Coloque na tigela de uma batedeira equipada com pá, adicione o açúcar 1 e o sal 2. Trabalhe a mistura até obter um creme. Em seguida, adicione os ovos 3,

a canela 4 e trabalhe até que sejam completamente absorvidos. Enquanto isso, misture em uma tigela a farinha integral e a farinha 00, depois reduza a velocidade da batedeira e também adicione as farinhas 5. Deixe estas também serem absorvidas 6.

Quando você tiver obtido uma mistura homogênea, transfira para uma superfície 7 e trabalhe por alguns instantes, apenas o tempo suficiente para compactar a massa frolla e obter um bloco 8. Embrulhe com filme plástico 9 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Neste ponto, pegue a massa frolla, divida-a ao meio e estenda-a em uma superfície levemente enfarinhada 10. Você deve obter um disco com cerca de meio cm de espessura 11. Transfira para uma forma de 30 cm (não será necessário untar). Modelando a massa com as mãos, faça-a aderir bem à forma, depois usando o rolo, pressione a superfície para eliminar o excesso de massa 12 e junte-a à que foi reservada, amassando brevemente. Se estiver muito quente, você pode armazenar a massa frolla na geladeira.

Depois que você tiver aparado bem a borda 13, despeje a geleia dentro e espalhe com as costas de uma colher para cobrir toda a superfície 14. Pegue a massa frolla e estenda-a obtendo outro disco com meio cm de espessura. Para facilitar, você pode estendê-la sobre uma folha de papel manteiga.

Dessa forma, será mais fácil levantar o disco e colocá-lo para cobrir a torta. Apare o excesso de massa com uma faquinha 17 e una as bordas com os dedos. Fure a superfície da torta com os dentes de um garfo 18

e polvilhe a superfície com açúcar mascavo 19 20. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° no meio da prateleira por 40 minutos. Quando estiver bem dourada, retire a torta do forno 21 e deixe esfriar completamente antes de desenformar e servir.