Torta Rústica à Italiana

/5

APRESENTAÇÃO

A primavera chegou e traz consigo muitos vegetais gostosos e saborosos, nós os reunimos em uma única receita deliciosa: a torta rústica à italiana.
Trata-se de uma cobertura de massa brisée que tornamos ainda mais saborosa ao adicionar ao preparo uma pitada de queijo ralado.
Para o recheio, escolhemos uma explosão de vegetais da estação: ervilhas, abobrinhas e aspargos adicionados a um creme de ricota aromatizado com noz-moscada.
Enriqueça seus buffets de primavera com a torta rústica à italiana: corte em cubos e sirva como entrada ou prato único, será um sucesso!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisée (para uma forma de 28 cm de diâmetro)
Manteiga 200 g
Farinha tipo 00 400 g
Água 140 ml - fria
Grana Padano DOP 100 g - para ralar
Para o recheio
Ricota de vaca 400 g
Espargos 400 g
Fonte 150 g
Leite inteiro 150 ml
Ervilhas 100 g
Cenouras 100 g
Abobrinhas 100 g
Manjericão 6 folhas
Grana Padano DOP 100 g
Azeitonas pretas 50 g - sem caroço
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
para pincelar
Ovos 1

Preparo

Para fazer a torta rústica à italiana, comece preparando a massa brisée: Para preparar a massa brisée, coloque no liquidificador a farinha peneirada, a manteiga gelada cortada em pedaços, uma pitada de sal e bata tudo até obter uma mistura com aparência arenosa e farinosa 1. Disponha a mistura em uma superfície em formato de vulcão, adicione o queijo parmesão ralado ao centro 2, despeje a água gelada aos poucos 3

e amasse energicamente 4 até obter uma massa compacta, firme e bastante elástica 5. Uma vez pronta, envolva sua massa brisée em um filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos. Enquanto isso, cuide do recheio: limpe os aspargos, iguale-os com uma faca removendo a parte mais dura e descasque os caules com um descascador de vegetais para eliminar a parte externa fibrosa. Em seguida, ferva-os na panela de aspargos 6, deixando as pontas para fora.

Quando estiverem cozidos, corte-os em rodelas 7, cuidando para manter as pontas inteiras (que servirão como decoração). Lave, descasque e corte as cenouras 8 e as abobrinhas 9 em cubos.

Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite de oliva 10, adicione as cenouras em cubos 11, um dente de alho inteiro, as ervilhas, as abobrinhas em cubos 12 e salteie os vegetais por alguns minutos: eles devem permanecer crocantes e não devem se desintegrar.

Depois desligue o fogo e incorpore os aspargos 13, salgue, apimente e perfume os vegetais com folhas de manjericão. Coe a ricota em uma peneira 14 e coloque-a em uma tigelinha, aromatize com noz-moscada, adicione o queijo parmesão ralado 15,

despeje o leite 16 e misture a mistura de queijos para obter um creme homogêneo e macio. Neste ponto, adicione a mistura de vegetais salteados 17, corte as azeitonas pretas em rodelas 18

e adicione-as ao recheio 19 junto com as folhas de manjericão 20, misturando com uma espátula. Por último, pegue o queijo Fontal 20, corte-o em cubos 21

e adicione ao recheio 22. Reserve o recheio e retome a massa brisée: retire o filme plástico e estenda sobre uma superfície enfarinhada em uma folha redonda com cerca de ½ cm de espessura 23. Enrole a folha no rolo e desenrole sobre uma forma de 28 cm de diâmetro. Com um cortador liso, corte a borda rente 24 removendo o excesso de massa (que você pode reutilizar para fazer as tiras).

Fure o fundo da massa com os dentes do garfo 25, desta forma não irá inchar muito durante o cozimento. Em seguida, corte um disco de papel manteiga do diâmetro da forma, molhe-o, esprema e coloque sobre a massa. Cubra a base com leguminosas secas ou pesos específicos para cozimento a cegas 26. Asse a massa brisée em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos (ou se forno ventilado a 160° por 20 minutos). Retire a forma do forno 27, retire os pesos e o papel manteiga 27

e então recheie com o recheio de vegetais e queijos 28. Estenda a massa brisée restante, corte tiras com uma roda dentada 29 e aplique-as na superfície, cruzando obliquamente, como uma clássica torta doce 30.

Para terminar, decore a borda com uma tira de massa do mesmo comprimento do perímetro da forma, enrolada como uma hélice 31. Pincele a superfície com um ovo batido 32 e asse novamente a 180° por 70 minutos (se forno ventilado a 160° por 60 minutos). Ao término do cozimento, retire a torta do forno, decore com as pontas dos aspargos 33 e sirva à mesa!

Conservação

Você pode conservar a torta rústica à italiana na geladeira por 3 dias. Você pode congelá-la em porções para depois descongelar mais facilmente. É possível congelar separadamente a massa brisée.

Conselho

A torta rústica é boa o ano todo, escolha os vegetais da estação para criar variações saborosas e deliciosas: cogumelos, alcachofras, tomates, berinjelas e, se desejar dar um toque saboroso, adicione também cubos de presunto cozido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.