Tortelli piacentini

/5

APRESENTAÇÃO

Os tortelli à piacentina, também conhecidos como "tortelli com rabo" graças à sua forma alongada, são uma deliciosa massa fresca, fácil de preparar em casa! Geralmente são feitos na província de Piacenza, especialmente no período de Páscoa, sendo magros e perfeitos para servir durante as sextas-feiras da quaresma ou para enriquecer o seu menu de Páscoa, como uma opção vegetariana. O recheio é feito apenas com ricota e espinafre e sua forma é realmente particular. A forma de fechar lembra um pouco a dos Culurgionis ogliastrini, embora a forma seja efetivamente diferente porque são mais estreitos e menos rechonchudos. Os turtei cun la cua são uma verdadeira delícia, descubra como fazê-los em casa, preparando a massa fresca... com um pouco de habilidade manual e experiência, você aprenderá a fechá-los rapidamente!

Aqui estão outros pratos principais para a Páscoa que você não pode perder:

INGREDIENTES

para a massa fresca (para cerca de 40-45 tortelli)
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Espinafre 400 g
Ricota de vaca 300 g - fresca, bem escorrida
Parmigiano Reggiano DOP 120 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
para o molho
Manteiga 80 g
Sálvia 2 raminhos

Preparação

Para preparar os tortelli piacentini, a primeira coisa a fazer é a massa fresca. Coloque a farinha em forma de vulcão e despeje os ovos no centro 1; adicione uma pitada de sal e comece a trabalhar com um garfo 2, depois amasse com as mãos 3.

Você deve obter uma massa lisa 4; envolva-a em filme plástico e deixe descansar por meia hora em um local fresco. Enquanto isso, prepare o recheio começando pelos espinafres: mergulhe-os em água fervente com sal 5 e branqueie-os por alguns minutos até que estejam murchos 6.

Escorra os espinafres e transfira-os para água fria 7, de preferência com gelo. Depois, esprema-os muito bem 8 e corte-os finamente com uma faca 9.

Coloque os espinafres picados em uma tigela, adicione a ricota 10, o sal, a pimenta e a noz-moscada 11. Adicione também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 12.

Misture bem até obter uma consistência homogênea 13. Agora pegue a massa que já descansou 14, retire uma parte mantendo o restante coberto. Achate ligeiramente a massa com um rolo 15.

Estenda-a com uma máquina de massa 16; à medida que reduz a espessura, dobre a massa sobre si mesma 17 e estenda novamente 18.

Você deve obter um retângulo muito fino, com espessura de cerca de 1-2 mm 19. Faça 2 tiras de massa dividindo o retângulo ao meio no sentido do comprimento 20, depois corte em losangos de 10 cm 21.

Recheie os losangos com o recheio de espinafre 22 e feche-os. Para fazer isso, leve uma das duas pontas mais longas para dentro 23, depois dobre as duas pontas laterais para o centro 24.

Agora feche o tortelli apertando a massa no centro e movendo-se gradualmente para o exterior 25. O movimento é semelhante ao fechamento dos culurgiones. Continue desta forma até terminar a massa e o recheio 26; você obterá cerca de 40-45 peças. Coloque uma panela cheia de água salgada no fogo. Enquanto isso, em uma frigideira, coloque a manteiga e a sálvia 27. Ligue o fogo e deixe aromatizar.

Cozinhe os tortelli por 5-6 minutos 28, depois escorra-os e salteie-os no molho de manteiga e sálvia 29. Monte o prato e sirva os tortelli piacentini com bastante Parmigiano Reggiano DOP ralado 30!

Conservação

Os tortelli piacentini crus podem ser armazenados na geladeira por algumas horas, cobertos com um pano ligeiramente úmido. Alternativamente, eles podem ser congelados.

Uma vez cozidos, podem ser guardados na geladeira por 1-2 dias.

Conselho

Em vez de molho de manteiga e sálvia, você pode servir os tortelli com um simples molho de tomate.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.