Troccoli com pesto de espinafre e tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

O pesto é a maneira mais rápida de temperar com sabor um prato principal de massa! Se você escolher o tradicional Pesto alla Genovese ou um pesto mais incomum e extravagante como o de Pesto de pimentões doces e queijo de cabra, a sua mesa ficará repleta de cores alegres que prometem uma genuína delícia! Mesmo com a receita de troccoli com pesto de espinafre e tomatinhos, não decepcionaremos suas expectativas: você só precisará de um maço de espinafre fresco, um punhado de avelãs e uma pitada de queijo ralado que garantirá a típica cremosidade que caracteriza o pesto. Para contrastar o sabor amargo do espinafre, adicionamos tomatinhos assados, que com sua doçura garantirão o equilíbrio certo de sabores ao prato!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Trócolis fresco 320 g
Espinafre 200 g
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)
Nozes inteiras sem pele 30 g
Azeite virgem extra 80 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
para os tomatinhos
Tomates Piccadilly 250 g
Açúcar 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar os troccoli com pesto de espinafre e tomatinhos, primeiro cuide dos tomatinhos assados: lave e seque os tomatinhos, depois corte-os ao meio e coloque-os com o lado cortado para baixo em uma assadeira forrada com papel apropriado. Tempere com sal 1, azeite de oliva 2, pimenta 3

açúcar 4 e tomilho 5. Asse em forno estático pré-aquecido a 160° por cerca de 1 hora. Após cerca de 45 minutos, coloque no fogo uma panela cheia de água para ferver e leve à fervura, será usada para cozinhar os troccoli. Quando estiver quase na hora de cozinhar a massa, prepare o pesto: em uma tigela de borda alta, coloque os espinafres lavados e secos, as avelãs inteiras descascadas 6,

o dente de alho descascado e inteiro 7 e o queijo ralado 8. Por último, adicione o azeite 9 e bata com um mixer de imersão.

Você deve obter uma consistência homogênea e cremosa 10, então ajuste o sal e reserve. Enquanto isso, os tomatinhos estarão cozidos, retire-os do forno e deixe esfriar 11. Cozinhe a massa al dente, seguindo os tempos indicados na embalagem 12.

Despeje o pesto em uma panela 13, depois escorra a massa aqui 14. Adicione uma concha de água do cozimento ao pesto na panela 15 e misture bem tudo com o fogo desligado.

No final, adicione os tomatinhos 16, deixando alguns de lado para decorar o prato, misture 17 e sirva a massa bem quente 18.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente a massa com pesto de espinafre.

É possível conservar o pesto de espinafre em um pote por 2 dias na geladeira, coberto com azeite ou congelá-lo, sempre em um potinho pequeno. 

Você pode conservar os tomatinhos assados na geladeira em um recipiente hermético por 3 dias, não recomendamos congelá-los.

Conselho

Você pode substituir as avelãs por pinhões ou amêndoas descascadas e adicionar ervas aromáticas ao seu pesto: manjericão ou salsinha. O pesto fresco tende a oxidar, portanto, não recomendamos prepará-lo com muita antecedência.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.