Zuccamisù

/5

APRESENTAÇÃO

Na noite de Halloween até um grande clássico da culinária italiana como o Tiramisù se transforma em uma mágica sobremesa temática: o zuccamisù! Uma deliciosa variante de outono que tem como protagonista a abóbora, símbolo indiscutível da festa das bruxas. O tradicional creme de mascarpone ganha uma coloração laranja nesta versão especial do tiramisù com Pavesini! Não podem faltar o café e o cacau, com os quais você pode criar divertidas decorações usando stencil. Solte a imaginação para trazer à mesa um zuccamisù “de arrepiar”!

Descubra também estas variações originais do tiramisù:

INGREDIENTES

Para uma forma de 22 cm de diâmetro
Pavesini 63
Café 100 g - (da cafeteira)
Cacau em pó amargo quanto baste
Para o creme
Abóbora delica 170 g - (para limpar)
Leite inteiro 250 g
Mascarpone 200 g - frio de geladeira
Creme de leite fresco líquido 100 g - fria de geladeira
Açúcar 70 g
Gemas 37 g - (cerca de 1 médio)
Amido de milho (maizena) 23 g
Gelatina em folhas 4 g
Fava de baunilha 1 - (as sementes)

Preparação

Para preparar o zuccamisù, primeiro limpe a abóbora e obtenha 100 g de polpa, cortando-a em cubos 1. Transfira a abóbora para uma panela a vapor 2, feche com a tampa 3 e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que esteja macia.

Enquanto isso, prepare o creme: despeje o leite em uma panela e leve-o quase à fervura 4. Em outra panela, misture a gema 5 e o açúcar 6. Trabalhe com uma espátula até obter uma mistura cremosa e clara.

Adicione as sementes da fava de baunilha e o amido de milho 7, misture novamente 8. Neste ponto, adicione o leite quente aos poucos, em 2 ou 3 vezes 9, sempre misturando para incorporar.

Coloque a panela de volta no fogo e continue mexendo com um batedor manual 10 até que o creme engrosse 11. Despeje o creme obtido em uma tigela grande 12, cubra com filme plástico em contato e reserve temporariamente.

Enquanto isso, a abóbora estará cozida 13, então transfira-a para um copo e bata com um mixer de imersão 14. Incorpore o purê de abóbora ao creme, uma colher de cada vez 15.

Misture com um batedor para incorporar a mistura 16, depois bata com o mixer de imersão para torná-la lisa e homogênea 17. Deixe esfriar, cubra com filme plástico em contato e coloque na geladeira para esfriar 18.

Quando o creme esfriar, mergulhe as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos 19. Em uma panela, aqueça 20 g de creme de leite retirado da quantidade total, depois adicione a gelatina escorrida e espremida 20. Mexa para dissolver completamente 21.

Em uma tigela separada, trabalhe o mascarpone com o creme de leite no qual você dissolveu a gelatina 22, depois adicione lentamente o creme de leite restante 23, mantendo sempre as batedeiras elétricas em ação para montar a mistura 24.

Agora retire o creme de abóbora da geladeira e amoleça-o mexendo com um batedor manual 25, depois incorpore-o aos poucos à mistura de mascarpone, mantendo sempre as batedeiras em ação 26. Quando você obtiver um creme liso e homogêneo 27, cubra com filme plástico em contato e coloque na geladeira; para conveniência, você pode transferi-lo para um saco de confeitar sem bico. Enquanto isso, prepare o café na moka e deixe esfriar.

Você está pronto para montar o zuccamisù: posicione um anel de 22 cm de diâmetro em uma folha de papel manteiga e espalhe uma camada fina de creme na base 28. Mergulhe os Pavesini no café morno e coloque-os sobre o creme, sem sobrepô-los 29. Cubra com outra camada de creme 30 e nivele a superfície.

Continue dessa forma alternando os Pavesini 31 com o creme. Nivele a superfície 32 e finalize com uma última camada de Pavesini não embebidos 33. Você deve fazer um total de 3 camadas de creme e 3 camadas de Pavesini.

Crie um stencil em forma de abóbora e coloque-o delicadamente sobre os Pavesini 34, depois polvilhe toda a superfície com cacau em pó 35. Remova o stencil e coloque o zuccamisù na geladeira por algumas horas antes de servir 36!

Conservação

O zuccamisù pode ser conservado na geladeira por 2 dias.

Como alternativa, você pode congelá-lo.

Conselho

Como alternativa à abóbora delica, você pode usar a variedade violina ou butternut e proceder da mesma forma de cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.