Sopa de miso

/5

APRESENTAÇÃO

Da cozinha tradicional japonesa, aqui está um prato leve mas saboroso: a sopa de miso, rica em vegetais e sabor!
A misoshiru, sopa de miso em japonês, é constituída por um caldo, aromatizado com alga wakame e o miso, um tempero à base de sementes de soja e outros cereais, como cevada ou arroz, fermentados através da ação de um fungo particular. A pasta obtida desta transformação é então deixada para fermentar novamente em água salgada. O miso tem um sabor forte e bastante salgado: na cozinha japonesa é usado para temperar vários pratos.
Para a sopa de miso, usamos cenouras, alho-poró, gengibre e a raiz de daikon, um grande rabanete branco cultivado na Ásia. Aos legumes, adicionamos pedaços de tofu!
Você verá, para cozinhar a sopa de miso levará apenas alguns minutos e você terá um prato leve, para completar ao gosto com massa de arroz ou soja, ou croutons de pão!

Não perca também estas receitas da cozinha japonesa:

INGREDIENTES
Água 1 l
tofu 200 g
Cenouras 150 g
Missô 60 g
Daikon 50 g
Gengibre fresco 10 g
Alhos-porós 1
Alga Wakame - 1 folha de cerca de 8 cm
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a sopa de miso, primeiro coloque de molho em água fria a folha de alga wakame 1. Enquanto isso, limpe o daikon: corte fora a parte superior e a inferior 2, retire a casca usando um descascador de legumes e corte-o em pedaços pequenos 3.

Descasque as cenouras 4 e corte-as também em pedaços pequenos 5; retire as folhas mais externas do alho-poró, elimine a parte verde e corte-o finamente 6.

Descasque o gengibre 7 e divida-o em pedaços pequenos 8. Esprema a alga, já amolecida, e corte-a finamente em chiffonade 9 (clique aqui para saber mais sobre este corte)

Em uma panela grande, refogue agora os vegetais com um fio de azeite de oliva (ou de gergelim) por cerca de 10 minutos 10. Adicione também a alga wakame 11, então cubra os vegetais com a água 12.

Deixe cozinhar tudo por cerca de 15 minutos 13. Enquanto isso, corte o tofu em pedaços de cerca de 1 cm 14. Retire uma concha de caldo da sopa e use-a para diluir, em uma tigela pequena, o miso 15.

Adicione à sopa o miso diluído 16, o tofu 17 então desligue, mexa 18 e a sopa está pronta! Deixe amornar por cinco minutos e sirva bem quente!

Conservação

Você pode conservar a sopa de miso na geladeira em um recipiente hermético, por até 2 dias.
Não é recomendado congelar.

Conselho

A beleza da sopa de miso é que você pode variá-la ao seu gosto, e de fato existem todos os tipos por aí. A versão que proponho aqui é a clássica, mas saiba que os vegetais podem ser substituídos (por exemplo, com cogumelos ou cebolinhas), que a sopa é adequada para contaminações de outros vegetais em adição e, finalmente, que a alga wakame pode ser omitida ou substituída pela kombu. Uma coisa, porém, você deve fazer exatamente como eu digo: salgue somente depois de provar. O miso é muito saboroso e você corre o risco de arruinar uma obra-prima!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.