Takoyaki

/5

APRESENTAÇÃO

Os takoyaki são um street food japonês típico da região de Osaka: bolinhos redondos recheados com pedaços de polvo, caracterizados por um coração cremoso que se funde com a casca crocante, proporcionando uma explosão de sabor a cada mordida. Indispensáveis nas barracas dos festivais tradicionais (matsuri), onde são preparados na hora para serem saboreados quentes e fumegantes, os takoyaki são um dos lanches mais populares da culinária nipônica.

Prepará-los em casa não é impossível, uma vez que você tenha os ingredientes certos e a forma adequada: explicamos como começar desde o cozimento do polvo e do dashi, que você usará na massa, até chegar à irresistível decoração com molho takoyaki, maionese japonesa e flocos de katsuobushi dançantes, que proporcionarão uma experiência sensorial surpreendente e autêntica!

Se você é apaixonado por culinária asiática ou está simplesmente curioso para experimentar algo novo, os takoyaki vão surpreender com seu complexo equilíbrio de sabores e texturas.

Descubra também outras deliciosas receitas da culinária japonesa:

  • Ramen caseiro
  • Onigiri
  • Tempura
  • Sopa de miso

Receita por Michela Carta

INGREDIENTES

Para o polvo
Polvo 500 g - (já limpo)
Cebolas 80 g
Aipo 50 g
Salsa 1 punhado
Sal quanto baste
Para o dashi
Água 500 g
Alga Kombu 10 g
Katsuobushi 2 colheres - lascas de bonito
Para a massa
Ovos 1
Farinha tipo 00 125 g
Sal quanto baste
Para untar a chapa
Óleo de amendoim quanto baste
Para rechear
Cebolinha verde quanto baste
Gengibre fresco quanto baste
Para guarnecer
Cebolinha verde quanto baste
maionese 30 g - japonês
Molho okonomiyaki 30 g
Sementes de gergelim quanto baste - brancos e pretos

Preparação

Para preparar os takoyaki, comece com o cozimento do polvo: encha uma panela com bastante água, depois adicione uma pitada de sal 1, um ramo de salsinha 2 e a cebola 3.

Adicione também o aipo 4 e leve para ferver 5. Quando a água começar a ferver, mergulhe o polvo e cozinhe por cerca de 40 minutos 6.

Após o tempo de cozimento do polvo, escorra e remova o dente no centro dos tentáculos, se ainda presente 7, em seguida, corte a carne em pedaços 8. Transfira o polvo para uma tigela e reserve 10.

Prepare o caldo dashi: despeje a água em um pote de vidro 10, depois adicione a alga kombu 11 e o katsuobushi 12.

Feche o pote 13 e deixe macerar em temperatura ambiente por pelo menos algumas horas (ou durante a noite) 14. Após o tempo de maceração, transfira o dashi para uma panela pequena 15.

Deixe ferver por alguns minutos 16; deve apenas aquecer ligeiramente para apurar melhor o sabor. Desligue o fogo e coe o caldo obtido 17. Pese 250 g de dashi para a preparação da massa e deixe esfriar 18.

Agora pique finamente a cebolinha 19 e o gengibre 20. Por fim, prepare a massa: em uma tigela grande, coloque o ovo e a farinha 21.

Misture bem com um batedor 22, depois adicione lentamente os 250 g de dashi enquanto continua a misturar com o batedor 23. Quando obter uma massa lisa e homogênea, ajuste o sal 24.

Você está pronto para cozinhar: pincele a chapa para takoyaki com um pouco de óleo de semente 25, coloque-a no fogão com um difusor de chama e aqueça bem. Com a ajuda de um recipiente com bico ou uma concha, preencha as forminhas com a massa preparada 26. Insira imediatamente em cada forminha os pedaços de polvo 27, cebolinha 35 e gengibre 36.

Distribua também a cebolinha e o gengibre picados 28. Cozinhe os takoyaki por cerca de 7-8 minutos em fogo alto, depois vire-os com a ajuda de um espetinho 29 e cozinhe por mais 7-8 minutos do outro lado. Se necessário, vire-os ocasionalmente até dourar completamente 30.

Transfira os takoyaki cozidos para um prato e decore com maionese e molho okonomiyaki 31. Complete com sementes de gergelim brancas e pretas 32 e um pouco de cebolinha. Seus takoyaki estão prontos para serem saboreados 33!

Conservação

Os takoyaki devem ser consumidos imediatamente e não é recomendada qualquer forma de conservação.

Dica

Existem vários tipos de dashi: você pode usar o que preferir, ou optar pela versão granulada que pode ser comprada em lojas de produtos alimentícios étnicos.

Como alternativa à cebolinha para a decoração, você pode usar a parte verde da cebolinha cortada em rodelas.

Experimente fazer outras variações dos takoyaki usando cauda de camarão ou camarões no lugar do polvo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.