Abóbora Recheada

/5

APRESENTAÇÃO

De quantas maneiras podemos cozinhar a abóbora? Sua cor alaranjada e sua polpa doce a tornam única e protagonista de muitas deliciosas receitas de outono: entradas, pratos principais, acompanhamentos e também sobremesas, para cada prato temos uma receita especial. Os nhoques de abóbora para quem ama a tradição caseira, os bolinhos saborosos para enriquecer os happy hours, um refinado assado com abóbora, perfeito para o almoço de domingo e, para finalizar, um bolo de abóbora, macio e um pouco rústico, que lembra os doces da vovó. A lista é longa e tentadora e a esta adicionamos a receita da abóbora recheada, saborosa e cênica, porque os olhos também comem. Este acompanhamento não é apenas rico e substancioso, mas também genuíno, e demonstra que é possível adicionar sabor de maneira saudável e nutritiva.

INGREDIENTES
Abóbora violino 1,4 kg
Tomates datterini 150 g
Grão-de-bico cozido 125 g - escorridos
Feijão canelini pré-cozido 125 g - escorridos
Alhos-porós 70 g
Nozes inteiras sem pele 50 g
Azeitonas pretas 30 g - sem caroço
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra 40 g
Tomilho 4 raminhos
Alecrim 4 raminhos
Orégano quanto baste - fresco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a abóbora recheada (nós usamos uma abóbora violina) primeiro corte a ponta da abóbora 1, divida-a ao meio no sentido do comprimento 2 e com uma colher retire as sementes e os fios 3.

Com a ajuda de um boleador de frutas (ou uma colher de chá) cave a polpa da abóbora (4-5) e reserve 200 g em uma tigela. Coloque a abóbora em uma assadeira forrada com papel manteiga, adicione os dentes de alho descascados e cortados ao meio, os ramos de alecrim e de tomilho 6

e tempere com 20 g de óleo 7. Asse as duas metades da abóbora vazias e temperadas em forno estático pré-aquecido a 180° por 20 minutos. Enquanto isso, pique a polpa da abóbora que você reservou 8 e coloque-a em uma tigela, escorra os grãos-de-bico e os feijões pré-cozidos 9

e coloque-os na tigela com a abóbora 10. Lave os tomatinhos e corte-os em quartos 11, corte as azeitonas em rodelas 12

e o alho-poró 13. Por fim, pique grosseiramente as avelãs 14. Adicione ao recheio também os tomatinhos 15,

as azeitonas 16, os alhos-porós, as avelãs 17, sal, pimenta e perfume com orégano fresco 18.

Enquanto isso, a abóbora estará cozida, retire do forno 19 e recheie com o recheio preparado anteriormente 20. Asse novamente a 190° por cerca de 20 minutos. Ao final do cozimento, retire a abóbora recheada 21 e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Conservação

A abóbora recheada pode ser conservada na geladeira por um par de dias. Não recomendamos congelar.

Conselho

Para um resultado mais saboroso, você pode adicionar queijo defumado, linguiça previamente frita na frigideira ou cubos de pão torrados com óleo e pimenta.

Se sobrar mais polpa de abóbora além da quantidade indicada, você pode assá-la no forno ou fritar na frigideira com páprica, sal e alecrim.

A abóbora recheada é perfeita também para servir como prato vegetariano de Natal!

Curiosidade

A abóbora violina é uma variedade de abóbora com casca enrugada e formato alongado que lembra a silhueta do instrumento homônimo. Sua polpa compacta e firme tem um agradável sabor doce com notas de avelã que a torna perfeita para muitas preparações: é ótima assada no forno, mas também ideal para preparar tortéi, risotos e delicadas sopas cremosas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.