Almôndegas de aipo

/5

APRESENTAÇÃO

Todos nós usamos regularmente cenouras, aipo e cebola para preparar o refogado, indispensável para realizar muitas receitas da culinária italiana. Entre esses ingredientes, no entanto, o aipo é frequentemente o mais subestimado, relegado a desempenhar papéis marginais dentro dos nossos pratos... nós decidimos resgatá-lo tornando-o protagonista de massas, risotos e saladas e, a partir de hoje, também de um apetitoso segundo prato: as almôndegas de aipo! Crocantes e douradas, as almôndegas de aipo são servidas sobre uma cama de molho de tomate que lembra vagamente a receita em que se inspiram, as almôndegas de Prato, tradicionalmente acompanhadas de um ragù de carne. Uma maneira de agradar aos vegetarianos sem abrir mão do sabor porque, como se sabe, as almôndegas ao molho são sempre de outro mundo... e as de aipo são a confirmação disso!

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 almôndegas
Aipo 600 g - (para limpar)
Pão 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Ovos 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de tomate
Passata de tomate 750 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de sementes quanto baste
para decorar
Salsa quanto baste

Preparo

Para preparar as almôndegas de aipo, primeiro coloque para ferver uma panela de água salgada que será usada para escaldar o aipo e cuide do molho de tomate: aqueça o óleo em uma frigideira e refogue rapidamente os dentes de alho com casca, depois adicione o purê de tomate 1 e salgue 2. Cubra com a tampa e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Ao final do cozimento, remova os dentes de alho 3 e ajuste o sal, se necessário.

Enquanto o molho cozinha, prepare as almôndegas: remova a base do pé de aipo 4 e as folhas, depois lave os talos, remova os fios com um descascador de legumes 5 e corte-os em pedaços 6. No total, você precisará de cerca de 400 g de aipo limpo.

Nesse ponto, a água já estará fervendo, então escalde o aipo por cerca de 10 minutos 7. Enquanto isso, corte o pão em pedaços grandes 8 e triture-o com um mixer para reduzi-lo em migalhas 9.

Escorra o aipo e deixe esfriar um pouco 10, depois pique-o com uma faca 11 e esprema com as mãos para eliminar o excesso de água 12.

Transfira o aipo para uma tigela e adicione o Parmesão ralado 13, cerca de 180 g de pão triturado 14, o ovo 15, sal e pimenta.

Sove com as mãos para misturar tudo e forme bolinhas do tamanho de uma noz grande 16. Passe as almôndegas nas migalhas de pão restantes para cobri-las uniformemente 17 e coloque-as em uma bandeja 18.

Aqueça o óleo vegetal até uma temperatura de 170° (use um termômetro de cozinha para medir) e frite 3-4 peças de cada vez por alguns minutos 19 até ficarem bem douradas, depois escorra em um papel absorvente 20. Sirva as almôndegas de aipo sobre uma cama de molho de tomate e decore com bastante salsinha picada 21!

Conservação

Recomenda-se consumir as almôndegas logo após a fritura. Se preferir, você pode prepará-las no dia anterior e guardá-las na geladeira para fritar pouco antes de servir. Como alternativa, podem ser congeladas cru após serem empanadas. O molho de tomate pode ser guardado na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético.

Dica

Se desejar, e se não for vegetariano, você pode servir as almôndegas de aipo também com um bom ragù de carne! Não jogue fora as folhas de aipo, mas use-as para preparar outras receitas, como por exemplo a massa fria com abobrinhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.