Almôndegas de alcachofra ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

As almôndegas de alcachofra ao molho são um prato principal delicioso, perfeito para quem procura uma alternativa saborosa às clássicas Almôndegas com molho. A combinação das alcachofras com o pecorino oferece um equilíbrio entre sabor e delicadeza, enquanto a farinha de rosca fornece a consistência certa à massa, permitindo obter almôndegas perfeitamente compactas. Ideais para servir durante um almoço informal em família ou um jantar com amigos, você pode acompanhá-las com pão fresco para não deixar de fazer a irresistível "scarpetta"! Se você ama pratos ricos em sabor e cheios de caráter, as almôndegas de alcachofra ao molho se tornarão uma das receitas de destaque da sua casa!

Se você está procurando outras receitas de almôndegas, não perca:

INGREDIENTES

Alcachofras 8 - moretti
Queijo pecorino romano 100 g
Farinha de rosca 100 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Salsa quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho
Passata de tomate 500 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparo

Para preparar as almôndegas de alcachofra ao molho, comece limpando as Como limpar alcachofras. Remova as folhas externas duras 1, depois corte a ponta 2. Descasque o caule e divida as alcachofras ao meio 3.

Retire a parte interna peluda 4. Corte os corações em fatias e o caule em rodelas 5. À medida que for limpando, mergulhe-os em água acidulada 6 para evitar que escureçam.

Em uma frigideira, coloque o óleo, adicione o alho e refogue por alguns minutos. Adicione as alcachofras bem escorridas 7 e ajuste o sal 8. Misture, cubra com tampa 9 e cozinhe em fogo médio por 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Retire a tampa e deixe secar por 4-5 minutos 10, mexendo o mínimo possível para que as alcachofras fiquem com uma bela cor. Deixe esfriar um pouco, você pode retirar o alho ou deixá-lo, dependendo do seu gosto. Transfira tudo para um mixer 11 e bata até obter uma mistura homogênea 12.

Em uma tigela, coloque as alcachofras batidas e adicione o pecorino 13, a salsinha picada e ajuste sal e pimenta 14. Junte a farinha de rosca 15 e misture.

Você deve obter uma mistura homogênea 16. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma panela, refogue o alho por alguns minutos, depois adicione o molho de tomate 17 e um pouco de água para enxaguar o recipiente 18.

Ajuste o sal 19, cubra com tampa 20 e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Umedeça as mãos, forme as almôndegas pegando 20 g de massa por vez 21.

Coloque-as sobre uma bandeja 22. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo, adicione as almôndegas 23 e doure-as por 5 minutos, mexendo a frigideira para cozinhá-las de todos os lados 24.

Adicione o molho 25 e deixe as almôndegas absorverem o sabor por alguns minutos. Finalize com manjericão 26 e sirva. Suas almôndegas de alcachofra ao molho estão prontas para serem saboreadas 27!

Conservação

As almôndegas de alcachofra ao molho podem ser guardadas na geladeira, em um recipiente fechado, por até 2 dias. Antes de servi-las novamente, basta aquecê-las em fogo baixo com o molho, adicionando uma colher de água, se necessário.

Dica

Se você gosta de sabores mais aromáticos, pode adicionar à mistura das almôndegas uma pitada de páprica defumada ou cúrcuma. Se gosta de experimentar, pode misturar às alcachofras outros legumes, como espinafre ou abobrinha, para obter almôndegas ainda mais ricas e originais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.