Assado frio de peru

/5

APRESENTAÇÃO

O assado frio de peru é um prato principal de verão, ideal para ser apreciado frio e acompanhado de um molho apetitoso. Nesta receita, inspirada no clássico Rocambole de peru, a carne é enriquecida com um recheio colorido e saboroso: abobrinhas e cenouras grelhadas, espinafre cru, presunto cozido e fatias de provolone defumado, que cria um coração derretido e de sabor marcante. O assado frio de peru é perfeito para quem não quer abrir mão do prazer da carne nem no verão, justamente porque é ótimo também frio ou morno. Para torná-lo ainda mais saboroso, bata os vegetais que formam o seu fundo de cozimento: assim, você criará um molhinho irresistível, que tornará o assado ainda mais saboroso. Se você quiser variar, pode acompanhar seu assado com outro molho, como um Pesto alla Genovese ou uma Finta maionese senza uova. Agora só falta preparar o assado frio de peru e apreciá-lo em todas as estações, até mesmo quente, talvez personalizando o recheio como preferir!

Experimente também a receita do assado com cogumelos, perfeito para o outono!

INGREDIENTES

Peito de peru 1 kg - uma única fatia
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas "cipolle ramate" 1
Caldo de legumes 1 l
Tomilho 2 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para o recheio
Provola defumada 150 g
Presunto cozido 100 g - fatias finas
Espinafre 50 g
Cenouras 3
Abobrinhas 3

Preparação

Para preparar o assado frio de peru, comece lavando e cortando os vegetais para o fundo. Descasque o aipo e corte-o grosseiramente 1, lave as cenouras, descasque-as e corte-as em rodelas de cerca de 2 cm de espessura 2. Por fim, descasque e fatie a cebola 3 e reserve tudo.

Agora cuide dos vegetais para o recheio: lave as abobrinhas cuidadosamente, seque-as e corte-as em fatias de meio centímetro de espessura no sentido do comprimento 4. Agora lave e descasque as cenouras, descasque-as com um descascador 5 e corte-as longitudinalmente em fatias de meio centímetro de espessura 6.

Em seguida, aqueça uma grelha e, uma vez quente, grelhe as fatias finas de abobrinha 7 e cenoura 8 de ambos os lados até que fiquem levemente tostadas, mas macias. Depois disso, passe para a composição do assado: coloque a fatia de peru sobre uma tábua de corte e tempere com sal, pimenta a gosto e folhas de tomilho 9.

Em seguida, forme uma camada com as fatias de abobrinha grelhada 10, continue com as fatias de cenoura grelhada 11 e as folhas de espinafre fresco que você lavou previamente sob água corrente 12.

Adicione também as fatias de presunto cozido 13 e, após cortar o provolone defumado em fatias finas, disponha-as sobre as outras camadas 14. Em seguida, comece a enrolar delicadamente a fatia de peru, pressionando bem com as mãos para garantir que o recheio não saia 15.

Agora pegue o barbante de cozinha e amarre o assado que você formou: passe o barbante primeiro por baixo e depois por cima da carne, no sentido do comprimento, amarrando bem as pontas do fio nas extremidades e deixando uma parte do barbante um pouco mais longa 16. Use o barbante mais longo e continue voltando pelo lado oposto e, em seguida, faça um nó na extremidade para criar a base para sua amarração. Para formar a gaiola, pegue o barbante, crie uma laçada segurando a base dela com os dedos 17 e insira a mão na laçada, girando a corda algumas vezes, depois passe a carne na laçada obtida. Prenda bem a base do laço apertando o anel criado ao redor da carne e puxando levemente o barbante para cima para apertar o nó, e repita essa operação ao longo de toda a carne 18. Para realizar essa operação da melhor forma, consulte nossa Escola de Culinária: Como amarrar o assado.

Depois disso, pegue uma panela grande, adicione um fio de azeite juntamente com um maço de tomilho e alecrim e acrescente o assado amarrado 19. Deixe-o dourar de ambos os lados, depois regue com o caldo de legumes 20 e adicione também os vegetais para o fundo que você separou 21. Para descobrir como preparar e conservar o caldo de legumes, leia nossa Escola de Culinária: Caldo de legumes.

Cubra a panela com uma tampa 22 e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos, virando o assado de vez em quando, até que os vegetais do fundo estejam cozidos e amolecidos e o assado esteja firme e bem dourado 23. Quando o assado estiver cozido, transfira-o para um prato para esfriar, despeje os vegetais juntamente com o fundo de cozimento em um mixer 24.

Bata até obter uma mistura homogênea 25 e, se o molho ainda estiver líquido, transfira-o para uma panela e cozinhe em fogo baixo, para que engrosse. Agora coloque o assado resfriado em uma tábua 26 e corte-o em fatias de cerca de 1/2 centímetro de espessura 27. Agora é só servir o assado frio de peru tanto quente quanto frio com o molhinho de acompanhamento!

Conservação

O assado frio de peru pode ser armazenado na geladeira em um recipiente hermético ou bem coberto com filme plástico por até 3 dias. Pode ser congelado se foi usada carne fresca não descongelada. Descongele na geladeira um dia antes de consumir.

Conselho

Um recheio perfumado? Por que não, misturando aos vegetais (a propósito: fique à vontade para escolher os que preferir, por exemplo, berinjelas, cebolas cozidas ou caramelizadas, pimentões, beterrabas) um punhado de ervas aromáticas. É fundamental não esquecer de servir o assado com um molho, que amacie a carne (que também pode ser de frango ou vitela, o importante é que seja uma fatia única). Nossas sugestões são um pesto de manjericão ou a maionese sem ovos, e as suas?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.