Bacalhau frito à romana (em massa)

/5

APRESENTAÇÃO

Durante as festas de Natal, o bacalhau se destaca em suas muitas versões regionais: Bacalhau ensopado, Bacalhau assado, bacalhau empanado, cremoso... hoje pelas ruas de Roma descobrimos os segredos do bacalhau frito à romana (em massa). Avisamos previamente que cada um tem seu jeito de tornar especial a Massa para fritura desses saborosos filés de Bacalhau frito: há quem adicione cerveja, quem use fermento para torná-la mais consistente e envolvente. Nós nos inspiramos na tradição simples: água com gás e farinha. Talvez você se lembre de quando o provou em Roma no "Er filettaro", um dos mais famosos lugares para saborear esta comida de rua. Ou talvez se lembre dos jantares com tias e avós que o serviam crocante e fumegante sobre papel manteiga. Qualquer que seja a sua preciosa lembrança, convidamos você a experimentar a nossa versão deste prato simples e delicioso. Junto com os Nhoque à romana e os Saltimbocca alla Romana, a receita do bacalhau frito à romana (em massa) é com certeza uma daquelas tradições que merecem ser saboreadas!

Se quiser acompanhar os filés de bacalhau frito à romana (em massa) com outras receitas romanas de Roma, opte pelos clássicos Alcachofras à romana ou a Salada de puntarelle à romana ou o sempre presente Espaguete all'Amatriciana!

INGREDIENTES
Bacalhau dessalgado 500 g
Farinha tipo 00 300 g
Água com gás 370 g - (fria)
Óleo de sementes quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o bacalhau frito à romana (em massa), comece com a massa. Em um recipiente, coloque a farinha e, em seguida, a água com gás bem fria 1, misture bem com um batedor 2 para obter uma massa fluida e sem grumos 3.

Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora 4. Após esse tempo, aqueça bastante óleo vegetal e, enquanto isso, prepare o bacalhau. O nosso já está dessalgado, então você pode apenas enxaguá-lo várias vezes sem a necessidade de deixá-lo de molho, ou pode dessalgá-lo seguindo a nossa escola de culinária: Como dessalgar o bacalhau. Segurando a peça pela cauda, retire a pele 5, ajudando-se com as mãos para puxá-la 6.

Depois, corte em pedaços menores, você deve conseguir 6 ao todo 7 e passe-os, um a um, na massa 8. Levante com pinças ou um garfo,

e mergulhe poucos pedaços de cada vez no óleo: eles devem cozinhar a uma temperatura de 180°-190° (a única maneira de garantir a temperatura exata é usar um termômetro de cozinha) 10. Após 7-8 minutos, os filés estarão dourados, escorra-os em papel absorvente 11 e continue fritando os outros. Ao final da fritura, salgue e desfrute do seu bacalhau frito à romana (em massa) ainda bem quente 12.

Conservação

Uma vez pronto, o bacalhau frito à romana (em massa) é aconselhável consumi-lo imediatamente; no caso de sobrar, você pode armazená-lo na geladeira por no máximo 1-2 dias: aqueça-o um pouco no forno antes de saboreá-lo.

Conselho

Para uma fritura perfeita do bacalhau frito à romana (em massa): o bacalhau deve estar bem dessalgado e seco antes do uso.

Se na massa se formar algum pequeno grumo de farinha, não se preocupe: ele desaparecerá durante o descanso na geladeira.

A temperatura do óleo é o segredo de um ótimo frito: meça-a com o termômetro e não se preocupe se estiver alta: a massa fria, de fato, reduzirá a temperatura. Por esse motivo, devem ser fritos poucos pedaços de cada vez.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.