Battuta de fassona

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
A battuta de Fassona é um grande clássico da culinária piemontesa, um prato elegante e refinado que destaca ao máximo a qualidade da carne crua.
A Fassona é uma raça bovina nativa do Piemonte, criada principalmente nas áreas de Cuneo e Langhe: distingue-se pela carne magra, tenra e saborosa, perfeita para preparações cruas.
Frequentemente é comparada ao tartare de carne, com a qual compartilha o preparo à faca e a apresentação fresca e delicada.
A principal diferença está na tradição: a battuta alla piemontese, de fato, nasce como prato típico regional, mais simples e direto, enquanto o tartare tem origens francesas e geralmente inclui a adição de ingredientes como gema de ovo, molhos e especiarias.
Hoje queremos mostrar o quanto é fácil realizar e enriquecer a battuta de Fassona, tornando-a realmente especial com poucos e simples passos!
Se você é amante de carne crua, não perca também estas receitas:
- Tartare de Fassona
- Tartare de carne na bruschetta
- Bife à tartar
- Carpaccio alla Cipriani
- Carpaccio de carne com rúcula e parmesão
INGREDIENTES
- Contrafilé de fassona 480 g
- Rúcula 200 g
- Cabra 200 g
- Tomates-cereja 300 g
- Mostarda 20 g - com mel
- Vinagre balsâmico quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Para acompanhar
- Pão Carasaú 80 g
Preparação

Para preparar a battuta de Fassona, lave os tomatinhos e corte-os ao meio 1. Disponha-os em uma assadeira e tempere com uma pitada de sal 2, pimenta e um fio de azeite de oliva extravirgem 3. Asse em forno ventilado a 180º por 20 minutos.

Enquanto isso, limpe o contrafilé de Fassona retirando as partes nervosas, corte-o primeiro em fatias 4 e depois em tiras 5; por último, reduza em cubos 6.

Com 2 facas afiadas, bata ainda mais a carne até obter uma textura fina, como um tartare 7. Transfira para uma tigela e tempere com uma pitada de sal e uma pitada de pimenta 9.

Adicione o azeite 10, a mostarda com mel 11 e misture bem para amalgamar todos os sabores 12. Reserve.

Em uma tigelinha, coloque o queijo de cabra com um pouco de água 13, depois misture energicamente até obter um creme liso 14, que você pode colocar em um saco de confeitar para maior comodidade. Tempere a rúcula com uma pitada de sal e um fio de azeite 15.

Adicione também o vinagre balsâmico 16 e misture bem 17. Com a ajuda de 2 aros de metal, forme um anel de carne no centro do prato 18; você pode usar 2 cortadores um pouco maiores e outro ligeiramente menor.

Decore a superfície com gotas de creme de queijo de cabra 19 20 e alterne com os tomatinhos assados 21.

Coloque a rúcula no centro 22 e complete com pedaços de pão carasau dispostos ao redor 23. Sua battuta de Fassona está pronta para ser servida 24!