Filés de espinafre
- Médio
- 60 min
Para os milaneses, o bife à milanesa é sagrado: existem regras "rígidas" para a Costeleta à milanesa empanada com cuidado e frita na manteiga (clarificada é preferível) até formar uma deliciosa crosta dourada que faz a felicidade de adultos e crianças. A receita é orgulho da cidade inteira! Se você é um fiel defensor da tradição, precisamos avisar, a versão que propomos hoje não será para você. Mas se por escolha ética, necessidade alimentar ou simples curiosidade você quiser experimentar uma variante totalmente sem carne, então esses bifes vegetarianos são ideais para você! Diferentes dos originais em sabor, consistência e ingredientes, os bifes vegetarianos mantêm, no entanto, a promessa de uma saborosa panagem dourada e surpreendem com um recheio rico e saboroso à base de feijões. Perfeitos para um jantar com amigos vegetarianos, ou para apresentar as leguminosas de forma divertida às crianças, os bifes vegetarianos com sua delícia conquistarão até os convidados "onívoros"... tente para crer!
E se você ama bifes, experimente também:
Para preparar os bifes vegetarianos, comece na noite anterior, colocando os feijões secos de molho em água fria 1. Após pelo menos 12 horas, enxágue os feijões e transfira-os para uma panela com bastante água fria não salgada 2 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas, retirando a espuma que se forma na superfície quando necessário 3.
Enquanto isso, coloque para ferver uma panela com água fria e as batatas inteiras bem lavadas e cozinhe-as por cerca de 25-30 minutos após a fervura 4. No final, ao perfurá-las com um garfo, deverão estar macias. Escorra e deixe esfriar o suficiente para manuseá-las, em seguida, amasse-as com um espremedor de batatas e coloque o purê obtido em uma tigela 5 (alternativamente, você pode descascá-las e passar pelo passador de vegetais ou amassá-las com um garfo). Volte a cuidar dos feijões: quando estiverem quase cozidos, adicione sal. Termine o cozimento, escorra-os e deixe-os descansar em uma peneira para que percam qualquer excesso de água 6.
Uma vez secos, transfira os feijões para o copo do liquidificador 7 e ligue as lâminas para transformá-los em uma pasta fina 8. Transfira este patê para uma tigela grande e adicione as batatas amassadas 9.
Adicione também o queijo ralado 10, a farinha de rosca 11 e ajuste a pimenta 12 e o sal.
Misture bem 13, deverá resultar em uma massa compacta e não pegajosa. Então, cuide da panagem: prepare uma tigela baixa e larga com os ovos batidos e um prato com farinha de rosca. Com a ajuda de uma colher, pegue uma quantidade de mistura de feijões correspondente a cerca de 150 g 14 e amasse na palma da mão até dar-lhe a forma plana e ligeiramente irregular de um bife 15.
Durante as próximas operações, você deve ter cuidado e ser muito delicado, pois o bife vegetariano, ao contrário do de carne, corre o risco de se partir durante a panagem e a posterior cocção. Mergulhe no ovo, de ambos os lados, o bife 16, depois passe na farinha de rosca 17. Repita a operação, mergulhando uma segunda vez o bife já empanado no ovo e depois novamente na farinha de rosca 18: esta dupla panagem tornará o bife mais saboroso e ajudará a manter melhor a forma.
Uma vez completa a panagem, coloque delicadamente o bife em uma bandeja coberta com papel manteiga 19, e continue com os outros. Aqueça o óleo em uma frigideira baixa e larga. Retire o bife com a ajuda de uma espátula 20 e quando o óleo atingir 170°C, mergulhe o bife para fritar 21.
Assim que estiver bem dourado, vire-o do outro lado com a ajuda de 2 espátulas 22. Dore também este lado, então escorra o bife e coloque-o para secar em um papel toalha, para que perca o excesso de óleo 23. Continue com os outros bifes vegetarianos e sirva-os bem quentes acompanhados de um pedaço de limão, como manda a tradição!