Bolo macio de ricota e pera

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo macio de ricota e pera é uma sobremesa alta e super macia, ideal para o café da manhã e o lanche. Um bolo sem manteiga e sem óleo; a componente "gorda" é dada simplesmente pela ricota de vaca. O bolo é enriquecido com abundantes peras abate cortadas em pedaços, tornando esta sobremesa ainda mais rica e deliciosa.

Se você é fã da combinação ricota e pera, não perca estas receitas:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 24 cm de diâmetro
Peras abade 400 g
Ricota de vaca 350 g
Farinha tipo 00 250 g
Fermento químico em pó 16 g
Ovos 3 - médias
Açúcar 170 g
Casca de limão 1
Fava de baunilha 1

Preparação

Para preparar o bolo macio de ricota e pera, comece descascando as peras, retire o miolo central e corte-as em cubos bem pequenos 1, coloque-os em uma tigela com um pouco de suco de limão para não escurecerem. Bata com um batedor (ou numa batedeira) o açúcar com a ricota 2, em seguida, adicione as sementes da fava de baunilha. Incorpore os 3 ovos um a um 3 e continue batendo a mistura,

adicione a casca de limão ralada 4. Peneire a farinha com o fermento e adicione à mistura 4, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Incorpore as peras em cubos 6

e misture bem à massa 7. Unte e enfarinhe bem uma forma de aro removível com 24 cm de diâmetro 8, despeje a massa do bolo e nivele bem usando uma espátula 9. Neste ponto, asse o bolo a 180°C (forno estático) por 50/70 minutos, até que, ao introduzir um palito de madeira no centro do bolo, ele saia seco. Caso o bolo escureça demais na superfície durante o cozimento, cubra-o com uma folha de alumínio. Retire o bolo macio de ricota e pera do forno, deixe amornar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir!

Conservação

O bolo macio de ricota e pera se conserva por 2-3 dias sob uma cúpula de vidro.

Se desejar, pode congelar o bolo, uma vez assado e resfriado.

Conselho

Para tornar o bolo macio de ricota e pera ainda mais delicioso, você pode adicionar à massa 100 g de gotas de chocolate amargo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.