Bolo terai

/5

APRESENTAÇÃO

O chef Fabrizio Fiorani preparou em nossas cozinhas uma receitinha imperdível: o bolo terai! Depois de conhecer no Japão o grande confeiteiro Norihiko Terai, que produz esses bolos super macios de forma quadrada, ele se inspirou nele para criar sua própria receita, incorporando neste doce alguns sabores clássicos da confeitaria italiana. Você descobrirá um tesouro com intenso aroma de limão e o sabor aromático e tostado das avelãs. A cobertura de chocolate branco e pedaços de pistache que cobre este bolo dará uma crocância super agradável e manterá o doce úmido na medida certa por dentro! Além das decorações de chocolate, o chef Fiorani quis adicionar uma chuva de prata. O luxo é supérfluo, mas como nos ensina Oscar Wilde "não há nada mais importante que o supérfluo"!

INGREDIENTES

Ingredientes (para 3 bolos de 5x5x16 cm)
Ovos 138 g - (pouco mais de dois ovos médios)
Farinha tipo 00 135 g
Açúcar 180 g
Casca de limão 1
Fermento químico em pó 3 g
Sal fino 1 g
Pasta de avelã 75 g
Manteiga clarificada 40 g - (à temperatura de 40°)
Creme de leite fresco líquido 140 g
para a cobertura de chocolate e pistache
Chocolate Branco 400 g
Óleo de arroz 60 g
Granulado de pistache 60 g
para decorar
Decoração alimentícia - em chocolate branco
Limão cristalizado quanto baste
Prata comestível quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo terai, a primeira coisa que você deve fazer é colocar dentro de um processador o açúcar e as raspas de limão, pegando apenas a parte amarela 1. Adicione os ovos 2 e ligue o processador na primeira velocidade 3. Não será necessário bater, mas apenas incorporar os ovos ao açúcar.

Em seguida, adicione a farinha previamente peneirada 4, o fermento em pó 5 e o sal 6.

Misture tudo rapidamente 7, assim não se formará o glúten. Em seguida, adicione a pasta de avelã 8 e a manteiga clarificada, aquecida a 40° 9.

Adicione também o creme de leite fresco 10. Ligue rapidamente o processador até obter uma mistura homogênea 11. Transfira a mistura para um saco de confeitar e forre as forminhas com papel manteiga. Usando uma faca bem afiada, faça cortes nos cantos do papel, assim a forma final do doce será mais precisa e bem quadrada: com esta receita você obterá 3 bolos, então você precisará de 3 formas de 5x5x16 cm. Transfira 350 g de massa para cada forma 12.

E continue da mesma forma para os outros dois 13. Cubra com a tampa apropriada 14 e asse em forno estático pré-aquecido a 175° por 35 minutos. Retire então o bolo do forno, abra a tampa com cuidado para não se queimar 15,

retire-o da forma 16 e vire-o sobre uma grade. Retire o papel manteiga e deixe esfriar completamente à temperatura ambiente 17, depois congele o bolo por pelo menos 2 horas. Pouco antes de cobri-lo, prepare a cobertura de chocolate. Coloque o chocolate branco em uma tigela e derreta no micro-ondas ou em banho-maria. Adicione os pedaços de pistache 18,

o óleo de arroz 19, e misture bem 20. Você deve obter um resultado homogêneo e fluido. Neste ponto, a cobertura deve atingir a temperatura de 35°, para maior comodidade você pode transferi-la para um recipiente longo e estreito. Retire então o bolo do freezer, coloque-o novamente na grade, com uma bandeja embaixo para recolher o excesso de cobertura. Despeje então a cobertura sobre o bolo 21

e com uma espátula deixe escorrer o excesso de cobertura 22. Mexa levemente a grade para distribuí-la de maneira uniforme e cobrir completamente o bolo. Adicione em todos os 4 lados as decorações de chocolate e na superfície tiras de limão cristalizado 23. Transfira para um prato de servir e finalize com o pó de prata 24. Espere que o bolo esteja completamente descongelado por dentro antes de servi-lo.

Conservação

O bolo se conserva por 3-4 dias sob uma cúpula de vidro. Alternativamente, é possível deixá-lo no congelador (sem cobertura) por um mês e cobri-lo antes de servir.

Conselho

Para verificar se o bolo está perfeitamente assado, meça a temperatura interna do doce com uma sonda, deve atingir 92-93°.

Como alternativa à manteiga clarificada (ou manteiga anidra), você pode usar a mesma quantidade de óleo de arroz, semente de uva ou amendoim.

Se você não tiver pasta de avelã, pode triturar no processador bem limpo algumas avelãs torradas. Ou você pode usar pasta de pistache!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.