Cannoli de massa filo ao pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Existem massas tão delicadas e trabalhadas com arte que parecem uma verdadeira magia, como a massa filo (phyllo em grego). Várias folhas de massa finíssima que, unidas e assadas, criam uma folha multicamadas, leve e crocante. A massa filo, feita com farinha, água e óleo, tem origens no Oriente Médio e é usada para doces típicos como o baklava, mas é perfeita também para outras preparações doces, como, por exemplo, Canudos de massa filo com merengue de frutas vermelhas, ou para tortas salgadas rústicas. Nesta receita, propomos fazer cannoli de massa filo com pistache, uma releitura dos clássicos Cannoli siciliani que irão surpreender com a casca crocante e um recheio cremoso de ricota de ovelha e creme de pistache. Este último é um creme fluido, não doce, que pode ser encontrado em lojas de confeitaria ou produtos orgânicos. Para preparar a receita, comece trabalhando a ricota, saboreie irresistíveis cannoli de massa filo com pistache!

Descubra outras variantes deliciosas do típico doce siciliano:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 35 cannoli
Ricota de ovelha 750 g
Pasta de pistache 100 g
Massa folhada 240 g
Lascas de chocolate 80 g
Açúcar de confeiteiro 350 g
Para pincelar e selar
Claras 1
Manteiga 70 g
Para decorar
Granulado de pistache quanto baste

Preparação

Para preparar os cannoli de massa filo com pistache, comece pelo recheio: peneire a ricota, que você deixou drenar o soro durante toda a noite na geladeira, com uma peneira de malha fina 1. Repita a operação pelo menos duas vezes para tornar a ricota mais cremosa e lisa (se a ricota ficar muito dura, você pode diluí-la com um pouco de leite fresco ou creme de leite) e depois adicione o açúcar de confeiteiro (você também pode usar o açúcar granulado) 2 e misture os ingredientes. Depois, adicione o creme de pistache 3.

Misture bem os ingredientes 4 e coloque o creme na geladeira por pelo menos 30 minutos coberto com filme plástico em contato (se quiser intensificar o sabor, você pode prepará-lo na noite anterior e deixá-lo na geladeira durante a noite. As gotas de chocolate devem ser adicionadas apenas no momento de rechear os cannoli). Enquanto isso, dedique-se à preparação dos cannoli: primeiro derreta a manteiga, depois pegue uma folha de massa filo; você pode dividi-la ao meio com um cortador para sobrepor os camadas mais facilmente 5. Pincele uma camada com a manteiga derretida 6,

então sobreponha outra folha 7: pincele também a segunda folha 8 e coloque uma terceira. Ao realizar estas operações, tenha cuidado para cobrir as outras folhas de massa filo não pinceladas com filme plástico, para que não sequem muito em contato com o ar. Com um cortador de massa de lâmina lisa, faça quadrados de cerca de 5 cm de lado 9.

Enrole cada quadrado em torno de um cilindro, começando por um dos cantos e fixe as pontas pincelando-as com uma clara de ovo levemente batida (10-11) (tenha cuidado para não pincelar também o cilindro, caso contrário, você não conseguirá desenformar os cannoli após o cozimento). Coloque os cannoli em uma assadeira forrada com papel manteiga 12 e asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 8-10 minutos (180°C por 5-6 minutos se forno ventilado): a massa filo assa muito rápido.

Uma vez dourados, retire-os do forno e deixe-os esfriar completamente, depois desenforme cuidadosamente os cilindros 13. Retire o creme da geladeira e peneire-o pelo menos duas vezes para torná-lo mais liso e aveludado 14. Adicione as gotas de chocolate e incorpore-as ao recheio misturando com uma espátula 15.

Preencha com o creme um saco de confeitar sem bico ou com bico liso e recheie cada cannolo 16. Como toque final, você pode passar uma extremidade dos cannoli de massa filo na farofa de pistache 17 (ou de avelãs ou amêndoas, se preferir). Sirva os cannoli de massa filo com pistache logo após recheá-los 18!

Conservação

Conserve as cascas dos cannoli de massa filo sob uma cúpula de vidro ou em um saco de congelamento; eles podem ser congelados. Você pode conservar o creme na geladeira coberto com filme plástico em contato por 1-2 dias: assim, você pode montar os cannoli conforme necessário, preservando a crocância da casca e a frescura do recheio.

Conselho

Lembre-se de adicionar as gotas de chocolate por último, pouco antes de rechear os cannoli! Se preferir, para o recheio, você também pode usar ricota de vaca ou, para um sabor ainda mais delicado, ricota de búfala. Se você é amante da tradição, também pode omitir o creme de pistache e temperar o creme de ricota com gotas de chocolate, frutas cristalizadas ou frutas secas!

Curiosidade

A massa phyllo é composta de camadas finíssimas de massa, à base de água e farinha. Phyllo em grego significa literalmente "folha" e lembra os finos véus de massa que a compõem. Prepará-la em casa requer muita paciência e habilidade manual. Por conveniência, pode-se comprá-la já pronta, fresca ou congelada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.