Cannolo millefoglie

/5

APRESENTAÇÃO

O cannolo mil-folhas é uma sobremesa que revisita os famosíssimos Cannoli siciliani de uma maneira bastante peculiar. A estrutura lembra a do típico Mil-folhas: as casquinhas douradas e crocantes, dispostas em camadas, se alternam com um aveludado Creme de ricota, enriquecido com lascas de chocolate, raspas de cítricos e canela, para um aroma com notas especiadas. Completam o prato, com sua cor viva, as cerejas em calda e a granola de pistache, um ingrediente característico da culinária siciliana. Perfeito como sobremesa para um jantar especial, o cannolo mil-folhas conquistará seus convidados à primeira vista!

Não perca também estas deliciosas variações dos clássicos cannoli:

INGREDIENTES

para 6 cannoli mil-folhas
Farinha tipo 00 250 g
Banha 30 g
Açúcar 30 g
Marsala 30 g
Ovos 1
Sal 1 pitada
Para o creme de ricota
Ricota de vaca 500 g
Açúcar de confeiteiro 150 g
Chocolate amargo 20 g - em lascas
Canela em pó 1 pitada
Casca de limão quanto baste
Casca de laranja quanto baste
Para decorar
Cerejas em calda 80 g
Granulado de pistache 60 g
Para fritar
Óleo de amendoim 1 l

Preparação

Para preparar o cannolo mil-folhas, comece pela preparação da massa: em uma batedeira, coloque a farinha, a banha 1, o açúcar 2 e o marsala seco 3.

Adicione um ovo 4, uma pitada de sal 5 e ligue a máquina, equipada com gancho em forma de folha, até obter uma massa com consistência granulosa 6.

Transfira para a bancada de trabalho 7 e sove com as mãos 8 até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com película plástica 9 e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: em uma tigela, coloque a ricota e adicione o açúcar de confeiteiro 10, as lascas de chocolate meio amargo 11 e as raspas de limão 12.

Adicione também as raspas de laranja 13, a canela 14 e misture bem 15 até incorporar todos os ingredientes. Transfira para um saco de confeitar sem bico e reserve.

Retome a massa e estenda-a primeiro com um rolo 16 e depois com uma máquina de abrir massa 17, começando pela espessura maior até chegar à menor. A folha deve ter uma espessura de cerca de 2 mm. Coloque-a na bancada de trabalho levemente enfarinhada e corte-a ao meio para trabalhar mais confortavelmente, depois corte discos com um cortador de 9 cm de diâmetro 18. A massa restante pode ser sovada novamente; sempre deixe descansar por 30 minutos na geladeira antes de abrir novamente e criar outros discos. Com essas quantidades, você deve obter cerca de 20 discos.

Aqueça o óleo de sementes a uma temperatura de 160°-170°, depois mergulhe 2-3 discos de cada vez 19. Após alguns minutos, começarão a dourar de um lado, então vire-os para o outro lado e frite por mais 2 minutos. Escorra 20 e transfira para papel absorvente para eliminar o excesso de óleo 21.

Você está pronto para empratar: no centro do prato, coloque uma pontinha de creme e depois coloque uma casquinha por cima 22. Recheie a casquinha com o creme 23 e continue assim até um total de 3 casquinhas. Adicione uma pitada de creme também na superfície e decore com as cerejas em calda 24.

Regue com a calda das cerejas 25 e complete com a granola de pistache 26. Siga esse procedimento para fazer também as outras 5 torres. Seu cannolo mil-folhas está pronto para ser servido 27!

Conservação

Recomenda-se consumir o cannolo mil-folhas imediatamente, caso contrário as casquinhas perderão a crocância.

Conselho

Como alternativa ao clássico creme de ricota, você pode rechear a sobremesa com creme de confeiteiro de baunilha ou chocolate.

Se preferir, você pode decorar a sobremesa com morangos, framboesas ou fatias de laranja cristalizada.

Se você ama pistache, adicione creme de pistache à ricota e substitua a granola de pistache por lascas de amêndoa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.