Cicerchiata

/5

APRESENTAÇÃO

A cicerchiata está para o Carnaval como os Struffoli estão para o Natal! Esses dois doces tradicionais, à primeira vista muito semelhantes, diferenciam-se não só pela festividade de referência mas também pela região de origem: os struffoli são exclusivamente da Campânia, enquanto a cicerchiata é típica de várias regiões do Centro da Itália, incluindo Marche, Umbria, Abruzzo e Molise, e deve seu nome às Sopa de cicerchie, antigos legumes que lembram sua aparência. Em ambos os casos, a massa é aromatizada com casca de cítricos e licor de anis, após o que as bolinhas de massa são fritas e cobertas com mel. Para a decoração, você pode escolher entre confeitos coloridos ou frutas cristalizadas, mas o importante é não faltar as amêndoas, um dos elementos que caracterizam a cicerchiata, juntamente com a forma cênica de anel!

Além dos típicos doces de Carnaval fritos e assados, não perca essas receitas tradicionais regionais:

 

INGREDIENTES

Para a massa
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3 - médias
Azeite virgem extra 20 g
Licor de anis 10 g
Casca de limão 1
Para decorar
Mel millefiori 500 g
Amêndoas peladas 70 g
Confeitos coloridos quanto baste
Para fritar
Óleo de amendoim quanto baste
Para untar a forma
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a cicerchiata, coloque os ovos em uma tigela junto com o licor 1, o óleo 2 e a casca ralada do limão 3.

Bata tudo com um garfo, depois adicione a farinha 4. Misture os ingredientes na tigela primeiro com o garfo 5 e depois com as mãos 6.

Transfira a mistura para a bancada e continue trabalhando com as mãos 7 até obter uma massa lisa e homogênea, semelhante à de massa fresca. Forme uma bola e envolva-a em filme plástico, depois deixe descansar à temperatura ambiente por cerca de 15 minutos 8. Passado esse tempo, divida a massa em pequenas porções 9.

Forme rolinhos com espessura de 1 cm 10, depois corte-os em pedaços com comprimento também de 1 cm 11. Arredonde os pedacinhos de massa com os dedos para obter bolinhas 12.

Neste ponto, aqueça o óleo de sementes a 200°C e frite algumas bolinhas por vez 13. Quando estiverem douradas uniformemente, escorra 14 e deixe esfriar sobre papel absorvente 15.

Enquanto isso, corte as amêndoas em tiras 16. Coloque o mel em uma panela grande 17 e aqueça suavemente por alguns minutos 18.

Quando o mel mudar de cor, desligue o fogo e adicione as bolinhas fritas 19. Misture bem para cobri-las uniformemente, depois adicione as amêndoas 20 e os confeitos 21, reservando alguns para a decoração.

Misture tudo novamente 22. Despeje a mistura em uma forma de anel de 23 cm de diâmetro, untada com óleo de oliva 23, nivele a base e deixe esfriar à temperatura ambiente 24.

Uma vez que a mistura esfriar, vire a forma sobre o prato de servir 25; se tiver dificuldade em soltar, você pode aquecer levemente a superfície da forma com uma chama. Decore com as amêndoas e confeitos reservados 26 e sirva sua linda cicerchiata 27!

Conservação

A cicerchiata pode ser conservada à temperatura ambiente por 4-5 dias, coberta com uma campana de vidro.

Conselho

Você pode substituir a casca de limão pela de laranja, ou usar ambas.

Personalize a decoração de acordo com seu gosto: você pode usar somente as amêndoas, por exemplo, ou também adicionar frutas cristalizadas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.