Éclair de creme com chantilly

/5

APRESENTAÇÃO

Os Éclair são deliciosos docinhos de origem francesa que se prestam aos mais variados recheios. Junto com o confeiteiro Marco Pedron, hoje prepararemos deliciosos éclairs de creme com chantilly, decorados com morangos, groselhas e flores de sabugueiro. A base é semelhante à dos profiteroles, feita com a mesma massa, mas com uma forma diferente. Com a Massa choux (bignè) você deverá fazer bastões para obter a forma alongada típica que caracteriza este doce. O creme é um simples Creme de confeiteiro, mas vamos mostrar a receita perfeita para preparar um creme liso e aveludado. Apenas usando dois tipos de amido e nunca ultrapassando uma determinada temperatura, você obterá essa consistência que explodirá na boca a cada mordida. A decoração com chantilly e morangos os torna irresistíveis e perfeitos para qualquer ocasião.

Descubra também estas variações:

 

INGREDIENTES

para 30 éclair
Água 125 g
Leite inteiro 125 g
Manteiga 115 g
Sal fino 4 g
Açúcar 2 g
Farinha tipo 00 140 g
Ovos 250 g - (cerca de 5 pequenas)
para o creme de confeiteiro
Leite inteiro 250 g
Creme de leite fresco líquido 125 g
Gemas 100 g - (cerca de 6)
Açúcar 65 g
Amido de milho (maizena) 15 g
Amido de arroz 8 g
Sal fino ½ g
Fava de baunilha ½
para decorar
Creme de leite fresco líquido 500 g
Açúcar 75 g
Morangos 38
Groselha 110 g
Casca de limão quanto baste
Flores de sabugueiro quanto baste

Preparação

Para preparar os éclairs de creme com chantilly, comece pela massa choux. Em uma panela, despeje a água e o leite 1. Adicione o açúcar 2 e o sal 3.

Adicione também a manteiga 4 e aqueça a mistura até que comece a ferver e a manteiga esteja completamente derretida 5. Agora, fora do fogo, adicione a farinha 6.

Misture com uma colher de pau 7 até que esteja completamente absorvida 8. Agora volte ao fogão e cozinhe a mistura, mexendo sempre, até que se desprenda bem das bordas e fique seca 9, isso levará alguns minutos.

Despeje a massa obtida em uma batedeira com gancho tipo folha. Misture rapidamente 10 para resfriá-la até atingir 60°. Agora, adicione os ovos um de cada vez 11, até obter uma massa lisa, brilhante e morna 12. Transfira para um saco de confeiteiro com bico liso de 12 mm.

Agora forme os éclairs usando o tapete perfurado apropriado 13, transfira-o para a grade do forno 14 e asse em forno estático pré-aquecido a 185° por cerca de 30-35 min. Nos últimos 5 minutos, abra a porta do forno para liberar o excesso de umidade. Quando os éclairs estiverem com uma bela cor de avelã, retire-os do forno 15. Deixe esfriar completamente enquanto prepara o creme.

Despeje em uma panela o leite e 110 g de creme de leite (os outros 15 g serão usados depois) 16, adicione as sementes retiradas da fava de baunilha 17 e leve tudo para ferver. Enquanto isso, em uma tigela, misture o açúcar com o amido de milho 18.

Adicione também o amido de arroz, uma pitada de sal 20 e misture 20. Em seguida, adicione as gemas na tigela com os pós 21.

Misture com uma colher ou espátula 22 até obter uma mistura lisa e homogênea. Assim que o leite começar a ferver, retire cerca de uma concha e despeje na mistura de gemas 23. Misture para temperá-lo 24.

Depois, despeje tudo novamente na panela com o leite restante 25. Misture continuamente com um batedor de arame de forma enérgica 26. O creme deve atingir a temperatura de 82°-84° para estar pronto 27.

Transfira o creme para uma tigela com água e gelo para resfriá-lo rapidamente 28. Adicione também os 15 g de creme de leite restantes 29 e misture até que não esteja mais quente. Transfira para uma tigela rasa e ampla, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 2 horas.

Após as duas horas, corte os éclairs com uma tesoura, fazendo um corte na parte superior 31. Transfira o creme para um saco de confeiteiro sem bico e use-o para rechear os éclairs 32. Com uma espátula, remova o excesso de creme 33.

Agora despeje o creme de leite frio em uma tigela, adicione o açúcar 34 e bata com batedores elétricos 35. Transfira para um saco de confeiteiro com bico estrelado e use para decorar os éclairs 36.

Por último, decore com os morangos cortados em quatro 37, as raspas de limão 38, as groselhas e as flores de sabugueiro. Os éclairs de creme com chantilly estão prontos, guarde-os na geladeira até a hora de servir 39!

Conservação

Tanto os éclairs vazios quanto os recheados podem ser armazenados em um recipiente hermético na geladeira por no máximo 2 dias. Os éclairs não recheados podem ser congelados.

Conselho

Se você não tiver o tapete apropriado, não se preocupe. Você pode criar os bastões de massa choux também em uma assadeira previamente untada e depois forrada com papel manteiga. Eles devem ter cerca de 12x2,5 cm de tamanho.

Use uma farinha de força média.

Para realizar o creme, é preferível usar ambos os amidos, caso contrário, a consistência do creme mudará.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.