Costeleta à milanesa (Wiener Schnitzel)

/5

APRESENTAÇÃO

País que você visita, Costeletas de peru que você encontra! Se você for à Áustria, poderá saborear a deliciosa cotoletta vienense, enquanto aqui na Itália temos a tradicional versão Costeleta à milanesa. Ambas as receitas, embora diferentes na escolha do corte de carne e no tipo de empanado, exigem uma fritura impecável e o resultado será igualmente impressionante. Para a vienense, proposta aqui, uma camada dourada e crocante envolve um tenro lombo de vitela, habilmente batido para ter uma espessura fina e ser bastante largo, elementos que caracterizam esta preparação típica. A fritura na manteiga é insubstituível se você deseja recriar o sabor único e atemporal deste especial e eterno prato principal de carne!

Se você ama este tipo de receita, venha descobrir outros pratos deliciosos para preparar em casa:

 

INGREDIENTES
Manteiga clarificada 500 g
Alcatra de vitela 500 g
Ovos 3 - (médias)
Farinha de rosca 200 g
Limões 1
Sal fino quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparação

Para preparar a cotoletta vienense, comece colocando a manteiga clarificada em uma panela baixa e larga 1, ligue o fogo no mínimo e deixe derreter 2. Enquanto isso, prepare três pratos separados com a farinha de rosca, a farinha de trigo e os ovos batidos 3.

Agora pegue o lombo de vitela e, com uma faca bem afiada, corte duas fatias de cerca de 3 cm (serão cerca de 250 g cada) 4. Na mesma tábua, bata a fatia de vitela com um martelo de carne 5, com um movimento do centro para fora, até obter um diâmetro de cerca de 23 cm (não precisa ser perfeitamente redonda). A espessura que você alcançará será cerca de 5 mm 6.

 

Empane a cotoletta começando ao passá-la na farinha 7, depois nos ovos 8 e por último na farinha de rosca 9. Pressione bem com os dedos para que a farinha de rosca adira bem à carne.

Aumente o fogo da manteiga clarificada que deverá atingir 160 graus (verifique com um termômetro de cozinha). Mergulhe a cotoletta na manteiga clarificada 11 e deixe fritar por cerca de 5 minutos, depois, com cuidado, vire para o lado oposto, com a ajuda de uma pinça, e deixe cozinhar por mais 5 minutos 12.

Quando a cotoletta estiver com a coloração dourada certa, estará pronta. Retire-a da panela com a pinça 13 e deixe escorrer o excesso de manteiga em papel absorvente 14. Salgue a gosto e sirva a cotoletta à vienense quente com uma fatia de limão 15.

Conservação

É preferível consumir a cotoletta à vienense imediatamente, mas ela pode ser conservada por alguns dias na geladeira.

Conselho

Para garantir o sabor típico desta cotoletta, é necessário fritá-la na manteiga ou na banha, o óleo não é indicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.